Guaxupé recebeu primeira edição do AMM nas Micros de 2024

Gestores e representantes dos municípios da Região Sul de Minas se reuniram no primeiro evento do AMM nas Micros de 2024, nesta terça-feira (19/03), em Guaxupé. O evento é promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a empresa 1Doc, a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG) e o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG).

O evento contou com a participação do prefeito de Ouro Branco e membro do conselho fiscal da AMM, Hélio Campos, que representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na solenidade; do prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella; do presidente da AMOG, prefeito de Monte Santo de Minas, Carlos Eduardo Donnabella; do presidente do CIMOG, prefeito de São Pedro da União, Custódio Ribeiro Garcia; e do prefeito de Cabo Verde, Cláudio Antônio Palma.  

O prefeito de Ouro Branco e membro do conselho fiscal da AMM, Hélio Campos, ressalta a importância do evento para o associativismo e o municipalismo mineiro. “As cidades do Sul de Minas têm bastante potencial econômico e ficam distantes da capital. A AMM vindo à região é importante para interagir e os municípios participarem das pautas da Associação.”

Na avaliação do o presidente da AMOG, prefeito de Monte Santo de Minas, Carlos Eduardo Donnabella, é “muito importante a presença da AMM com eventos nos municípios para ver, de perto, a realidade, pois são 853 (municípios). Então, os cursos oferecidos pela Associação, principalmente no último ano de mandato, apresentam o que pode e o que não pode ser feito. Mas, o mais importante com a presença da AMM e da CNM aqui, é trazer a pauta municipalista para a gente proteger os municípios do dragão que é o estado, a União. A maior parte das receitas fica com a União, outra parte com os estados, e a mínima parcela com os municípios, que é onde a população demanda serviços. A gente tem que fortalecer o movimento municipalista; fortalecer a AMM e a CNM”.

O prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella, compartilha da mesma opinião e ressalta a relevância do AMM nas Micros. “É importante não somente para Guaxupé, mas para Minas Gerais inteira, pois as prefeituras sofrem muito, por falta de dinheiro. E esta equipe aqui, hoje, traz melhorias para as cidades, sobretudo para Guaxupé.”

Dentro da programação do “AMM nas Micros” acontecem palestras técnicas com conteúdos específicos à região. Após a abertura solene, a arquivista da 1 Doc, Letícia Pedrini, falou sobre a digitalização e a tecnologia dos processos das prefeituras.

Na sequência, os serviços e produtos da AMM foram apresentados pelo coordenador da EGM, de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro; o AMM LICITA, pelo coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy; e a palestra sobre pesquisa em marketing pelo assessor técnico de Consórcios da AMM, Leandro Rico. E o consultor Ângelo Roncalli fez a palestra sobre a “Apresentação da CNM – pauta municipalista”, quando apresentou dados econômicos e conquistas que impactam os municípios da região.

Para auxiliar os servidores da área jurídica, na programação do evento constou a palestra especial sobre “Oportunidades da Nova Lei de Licitação”, com o advogado e especialista em Direito Público, Luiz André Vasconcelos.

AMM nas Micros

O projeto de interiorização idealizado pela AMM, ano passado, reuniu mais de mil agentes públicos em 23 eventos, em todas as regionais de Minas Gerais, entre prefeitos, representantes de microrregionais e consórcios, vereadores e servidores públicos municipais, que puderam se atualizar sobre as pautas municipalistas que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), além de debater as questões locais e conhecer os serviços oferecidos pela AMM aos seus afiliados.

Em cada evento, a AMM conta com a parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da empresa 1Doc, das prefeituras anfitriãs, das associações microrregionais e dos consórcios públicos intermunicipais. Além do debate das pautas políticas, o AMM nas Micros conta, em cada edição, com uma programação técnica voltada para os interesses da região, oferecendo palestra com especialista e curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM) sobre o tema escolhido por cada microrregional.

Um destaque na programação de todos os eventos é a apresentação do Observatório AMM, importante ferramenta elaborada pela entidade, que fornece os dados e o cenário econômico de cada município mineiro aos gestores afiliados à entidade, facilitando o planejamento e organização do orçamento municipal, além da elaboração de políticas públicas eficientes.

Além de fortalecer a relação com as microrregionais, a AMM entende a importância dos consórcios intermunicipais para viabilizar as políticas públicas de forma cooperada, e busca levar, em cada edição do AMM nas Micros, o entendimento deste formato aos gestores.

“Esses entes associativos devem estar juntos, fortalecidos. Mesmo com a nova lei de associações, eles continuarão a ter um papel importante na unificação das demandas dos municípios. O consórcio vai executar a missão para a qual ele foi criado. A finalidade dele é executar. Mas quem é a mente que pensa, a mente que articula as políticas públicas, é a associação, que deve estar cada vez mais fortalecida”, explicou o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius.

O “AMM nas Micros” continua a caravana levando capacitação aos municípios do Sul de Minas, nesta semana, com eventos em Santa Rita de Caldas (20/03) e Pouso Alegre (21/03).

Saiba mais no portalamm.org.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR