Censo Escolar: prazo para coleta da Situação do Aluno termina nesta segunda (11/03)

Termina nesta segunda, 11 de março, o prazo para que os gestores da Educação nos municípios enviem as informações sobre a Situação do Aluno, segunda etapa de coleta do Censo Escolar da Educação Básica 2023. Os dados obtidos nessa fase compõe os cálculos de indicadores importantes que são utilizados, inclusive, no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O período iniciou-se em 1º de fevereiro de 2024 e está prestes a encerrar-se na próxima segunda-feira, 11 de março, com um curto período para retificações entre os dias 01 e 15 de abril. Este processo é coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e a coleta é realizada por meio do Sistema Educacenso.

Esta é a segunda etapa de coleta de informações, em que são apurados o movimento e rendimento escolar alcançados pelos estudantes declarados no Sistema Educacenso durante a 1ª etapa da coleta (Matrícula Inicial).  É fundamental destacar a relevância desses dados, que servem como fonte primária para a estruturação de programas governamentais, elaboração de estatísticas nacionais e transferências de recursos financeiros para Estados e municípios.

No entanto, segundo dados extraídos em 7 de março de 2024, 208 municípios ainda não concluíram a declaração dos dados, afetando 581 escolas e 90.258 matrículas, representando 4,96% das matrículas declaradas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino. Neste contexto, a Associação Mineira de Municípios (AMM) reforça a necessidade do envio dos dados pelos municípios, para que possamos concluir com responsabilidade a coleta dos dados do Censo Escolar 2023, garantindo a qualidade e precisão das informações.

Acesse o Sistema Educacenso

Mais informações nas áreas técnicas da AMM, pelo número (031) 2125-2400 (opção 17) (WhatsApp). 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR