Bancada mineira no Congresso Nacional se compromete com as pautas municipalistas durante reunião da AMM em Brasília

Com a presença de mais de 200 prefeitos e diversos parlamentares, a reunião com a bancada mineira no Congresso Nacional, tradicionalmente promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em paralelo à programação da XXV Marcha, proporcionou um diálogo construtivo entre os deputados de Minas Gerais e os prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado. O encontro ocorreu no Interlegis, no Senado Federal, nesta terça-feira (21/05) e foi mediado pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Durante a reunião, Dr. Marcos Vinicius defendeu as pautas prioritárias do movimento municipalista, com destaque para a PEC 66/2024 (Emenda 6), além de outras questões relacionadas à terceirização e à imposição de pisos salariais. A Emenda 6, apresentada a pedido da CNM e subscrita por 35 senadores, estabelece medidas para a desoneração da folha de pagamento, o parcelamento da dívida do RGPS e RPPS, a extensão da reforma da União para os RPPS e um novo regime especial de precatórios.

Além das falas dos deputados federais presentes,vários prefeitos também trouxeram demandas específicas e questões a serem apresentadas aos parlamentares presentes.

O presidente da AMM se mostrou satisfeito com o resultado e com os encaminhamentos apresentados. “Eu estou muito feliz, mais um encontro com a bancada federal, um reforço da nossa bancada com a pauta municipalista. Avançamos com muitos temas aqui e acho que um dos temas importantes foi a questão da terceirização, onde a deputada Nely Aquino já se comprometeu, ela como relatora, de dar o encaminhamento mais sério possível para essa pauta. Então eu estou muito feliz por esse encontro. Quero agradecer a todos os prefeitos presentes, agradecer a equipe técnica da EMR e a todos os deputados que a gente vai representar.

Presente na reunião, o coordenador da bancada mineira, deputado federal Luiz Fernando Faria, destacou que a grande maioria dos mineiros no Congresso são municipalistas, e que a reunião é importante para ouvir os prefeitos sobre as demandas. “Quero destacar a importância dessa reunião, a densidade dela, pudemos escutar aqui muitos prefeitos. Isso é muito importante. A gente está discutindo as demandas dos municípios e trazendo as ideias, trazendo as sugestões e trazendo aquilo que aflige, principalmente, os municípios do interior. Foi uma discussão ampla e nós colhemos várias ideias e vamos catalisar elas na AMM, na presidência da pessoa do presidente Marcos Vinicius, para que a gente possa estar dando, dentro da bancada, o encaminhamento para estar provando aquilo que realmente é importante e é comum a maioria dos municípios de Minas Gerais”, reforçou.

Conheça as pautas prioritárias do movimento municipalista:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR