A Associação Mineira de Municípios (AMM) marcou presença, nesta sexta-feira (13/06), em reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP), em Pouso Alegre. Estiveram na abertura o diretor regional Sul da AMM e prefeito de Ouro Fino, Antônio Miguel; o 1º secretário da AMM e prefeito de Machado, Maycon Willian da Silva; e o prefeito de Pouso Alegre e presidente da AMESP, Coronel Dimas.
Representando a AMM, o superintendente Lu Pereira apresentou os principais serviços oferecidos pela entidade, os resultados mais recentes e as estratégias futuras em defesa dos municípios mineiros. Como parte dessa atuação, a AMM solicitou, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), a elaboração de um estudo técnico que servirá de base para articulações com os demais entes federativos.
Um dos temas centrais abordados na abertura da reunião foi a sobrecarga financeira enfrentada pelas prefeituras, que vêm assumindo responsabilidades que constitucionalmente cabem aos governos estadual e federal.
“Nós estamos mapeando todos os gastos extras que recaem sobre os municípios, como o apoio à segurança pública e ao Judiciário. Isso compromete diretamente a capacidade de investimento local. Precisamos cobrar de quem tem a competência essas responsabilidades”, ressaltou o 1º secretário da AMM, Maycon Willian.
Durante sua apresentação, Lu Pereira reafirmou o compromisso da AMM com o suporte técnico e institucional aos municípios, destacando a importância da união com as associações regionais para o fortalecimento do municipalismo em Minas Gerais.
“Com mais de 820 municípios filiados, a AMM está presente em todas as regiões do estado, trabalhando para oferecer respostas concretas às demandas dos gestores”, afirmou.
O diretor regional Sul da AMM, Antônio Miguel, também destacou a atuação da entidade. “O presidente Falcão tem resgatado a força da AMM e levantado, com firmeza e independência, a bandeira do municipalismo. Precisamos seguir unidos para enfrentar os desafios da gestão pública com autonomia e responsabilidade”, reforçou.
A AMESP, que reúne atualmente 28 municípios e cerca de 376 mil habitantes, é referência em cooperação regional. A reunião reforça o papel estratégico das associações microrregionais e o apoio contínuo da AMM à valorização das pautas locais.