Nesta terça-feira, 31 de janeiro, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participou da 53ª Assembleia Geral da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), quando ocorreu a eleição e posse para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal – biênio 2023/2025. Em chapa única, foi reeleito o presidente José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro. Além da votação, os presentes também conheceram a agenda prioritária e o plano de metas da entidade.
Na oportunidade, Dr. Marcos Vinicius destacou a importância da parceria e da proximidade entre a AMM e a AMIG para o aproveitamento das potencialidades desses municípios mineradores. “Queremos apoiar e aprimorar a atuação da AMIG para, junto com a AMM, melhorar a vida dos cidadãos.”
Conheça a nova gestão da AMIG para o biênio 2023-2025:
Diretoria Executiva
- Presidente: José Fernando Aparecido de Oliveira – Conceição do Mato Dentro/MG
- Vice-presidente: Josemira Raimunda Diniz Gadelha – Canaã dos Carajás/PA
- Diretor Financeiro: Orlando Amorim Caldeira – Itabirito/MG
- Diretor Administrativo: João Marcelo Dieguez Pereira – Nova Lima/MG
- Diretor de Meio Ambiente: Marco Antônio Lage – Itabira/MG
- Diretor Regional Nordeste: Eduardo Lima Vasconcelos – Brumado/BA
- Diretor dos Municípios Afetados: Andre Luiz Coelho Merlo – Governador Valadares/MG
- Diretor de não ferrosos: Marco Aurélio Rabelo Gomes – Pains/MG
Conselho Fiscal
- Avimar de Melo Barcelos – Brumadinho/MG
- Raimundo Nonato de Barcelos – São Gonçalo do Rio Abaixo/MG
- Igor Pereira dos Santos – Paracatu/MG
Sobre a AMIG
Com a missão de defender a mineração como uma atividade indutora do desenvolvimento sustentável dos municípios mineradores, principalmente em virtude do caráter finito das reservas minerais, a AMIG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Fundada em 1989, a entidade tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral nos poderes públicos.
Entre suas missões está a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na acessão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e na conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.
Instalada em sede própria, a entidade conquistou a confiabilidade dos municípios mineradores, por meio de seu empenho na defesa dos interesses das cidades, além de ter se tornando uma associação com representação efetiva, servindo de apoio para que os municípios manifestem seus interesses e garantam que o setor privado e a União retomem a contrapartida da exploração mineral aos cofres públicos.