De 3 a 5 de março, o Expominas, em belo Horizonte, foi palco para o Festival do Japão em Minas, evento que tem o objetivo de preservar, divulgar e fomentar a cultura japonesa em Minas Gerais. A assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, participou da abertura solene do evento, representando o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
O Festival do Japão em Minas é o maior e mais tradicional evento da cultura japonesa no Estado. Organizado pelo Escritório do Cônsul-Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte e pela Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão (ACCTBJ), com apoio de parceiros, o evento contou com exposições, apresentações de música e dança, cultura pop, concurso de cosplay, artes marciais, Miss Nikkey, palestras, workshops e um ambiente propício para desenvolvimento de negócios com parceiros japoneses.
O evento de 2023 teve como tema as “Chochin”, luminárias feitas de papel, e as que são feitas de pedras, conhecidas como “Ishi-dooro”. As peças são objetos icônicos do Japão e consideradas o principal elemento em um jardim japonês. As luzes representam as aberturas dos caminhos e para os japoneses têm um significado espiritual forte.
Mais informações com a assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.