Um auditório cheio, qualidade técnica nas apresentações e muito conteúdo consistente. O projeto “Antes do Voto 2024”, no dia 12 de abril, em Juiz de Fora, reuniu 160 pessoas, em torno de palestras sobre as regras que serão aplicadas este ano aos candidatos em potencial, membros de partidos políticos, advogados especializados, contadores e técnicos de contabilidade, assessores de imprensa e jornalistas, policiais civis e militares e pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais.
O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), com o apoio da Associação dos Municípios Microrregião Vale Paraibuna (AMPAR).
De acordo com o prefeito de Ewbank da Câmara e presidente da Ampar, José Novato, representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, no evento, quando reforçou a importância do projeto para informar os gestores e pessoas interessadas em se candidatar a um cargo público nas eleições de 2024.
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Octavio Augusto de Nigris Boccalini, a parceria com a AMM é imprescindível ao sucesso do projeto. “A importância deste encontro é transmitir informações e relevante para que todos e todas participem de um processo seguro, tranqüilo e legítimo em 2024.”
O diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, Joemilson Donizetti Lopes, ressaltou a relevância da parceria com a AMM para disseminar as recentes informações e regulamentações do processo eleitoral de 2024. “O Tribunal se preocupa, com o máximo de cuidado, o processo eleitoral, por isso preparamos os temas mais importantes. Buscamos, em primeiro lugar, ações corretivas, e em última alternativa, intervenção”, afirmou o desembargador ao frisar a importância dos interessados em se candidatar participarem os eventos do Antes do Voto.
Também participou da mesa de abertura o prefeito de Simão Pereira e presidente do Cimpar, David Pimenta.
No evento, foram apresentados os temas: Registro de candidatura e propaganda eleitoral, com Pablo Aragão Lima, secretário de eleições do TRE-MG; Participação feminina na política, com Lara Marina Ferreira, coordenadora de responsabilidade social do TRE-MG; Contas eleitorais, com Júlio César Diniz Rocha, coordenador de controle de contas eleitorais e partidárias do TRE-MG; e Condutas vedadas em campanhas eleitorais, com Pablo de Souza Trindade Junior, servidor da 26ª zona eleitoral de Belo Horizonte; com a mediação do juiz da 153ª zona eleitoral de Juiz de Fora.
Projeto Antes do Voto
O projeto Antes do Voto foi concebido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG no final de 2015 para promover, sempre em anos eleitorais, eventos de caráter informativo acerca das regras aplicáveis a cada eleição.
O objetivo do projeto é divulgar a legislação eleitoral entre os principais atores do processo eleitoral, tais como candidatos em potencial, agremiações partidárias, pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, bem como juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral.
Próximos eventos
O Projeto Antes do Voto estará este ano, também, nos municípios de Governador Valadares (26/04), Montes Claros (10/05) e Uberlândia (17/05).
Saiba mais sobre os eventos nas redes sociais da AMM: Instagram (aqui), Facebook (aqui) e Youtube (aqui).