AMM é parceria do Sebrae no Delta Forum 2023 em Belo Horizonte

A terceira edição do evento acontece de 21 a 23 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e vai tratar de temas que são prioridades nas agendas de governos e lideranças empresariais

O prefeito de Patos de Minas e vice-presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, representou o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, nessa terça (21/11), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, na abertura do Delta Forum 2023. Na solenidade, o vice-presidente assinou o protocolo de intenções entre entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), para a realização conjunta do programa Cidades do Futuro.

Em seu pronunciamento, o vice-governador do Estado, professor Mateus Simões, salientou que “Minas Gerais nunca teve uma leva de prefeitos tão boa quanto agora. Aliás, os deputados e prefeitos são os nossos braços e pernas dentro do Estado. Sem eles, nós não conheceríamos a realidade e não seríamos capazes de dar soluções, enquanto poder público, aos problemas que existem”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, salientou a importância da parceria com a AMM para os projetos de desenvolvimento dos municípios atendidos. “Que possamos sair daqui com ideias renovadas para tornar nossas cidades lugares melhores e que todos abracem o nosso propósito de impulsionar o empreendedorismo e transformar vidas.”

Um dos destaques da abertura foi a apresentação do prefeito de Cataguases, José Henriques, sobre a importância de receber o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). “Nós fomos o primeiro município da microrregião da Zona da Mata a aderir ao decreto da liberdade econômica e isso nos permitiu avançar mais. Isso facilitou a atração de investimentos e fez com que conseguíssemos aumentar a arrecadação, mesmo na pandemia. Com esse facilitador, a gente consegue criar um ambiente favorável”, destacou.

A próxima edição do prêmio será em 2024. Poderão participar da premiação prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, bem como administradoras e administradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE) que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados, até 30 de novembro de 2023. Faça a sua inscrição aqui.

Delta Fórum

A primeira edição do evento foi em dezembro de 2019 e a segunda em novembro de 2021, ambas em BH, em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). A terceira edição do evento acontece de 21 a 23 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

O Delta Forum 2023 vai tratar de temas que são prioridades nas agendas de governos e lideranças empresariais. Entre eles: governo digital, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, desenvolvimento sustentável de territórios e muitos outros.

A terceira edição do evento tem como tema o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que abrange soluções para acelerar o desenvolvimento econômico e transformar a realidade de municípios e territórios em todo o Brasil.

Acordos de cooperação técnica

Durante o evento, que reuniu autoridades e lideranças do setor público e da iniciativa privada, foram celebrados três acordos de cooperação técnica (ACTs) e um protocolo de intenções para estimular o empreendedorismo e a inovação nos diferentes territórios de Minas Gerais, além de ampliar o acesso a crédito e serviços financeiros para pequenos negócios do Estado.

Um dos ACTs foi assinado entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), para a realização conjunta do programa Cidades do Futuro. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a inovação e a digitalização em municípios de Minas Gerais, por meio do fortalecimento dos ecossistemas de inovação, estímulo a startups e à adoção de marcos de inovação para a promoção do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Durante a cerimônia, também foi assinado um ACT entre o Sebrae Minas e o Banco do Nordeste. A parceria prevê eventos de capacitação e treinamentos voltados a atividades econômicas e cadeias produtivas prioritárias, além da disponibilização de linhas de crédito e serviços financeiros para pequenos negócios localizados nas regiões Norte, Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Outro ACT foi assinada entre o Sebrae Minas e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), para a promoção do mercado de gás natural na região Centro-Oeste do Estado. Por meio da parceria, serão realizadas ações para estimular o empreendedorismo e o fortalecimento de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor.

Houve, ainda, a assinatura de um protocolo de intenções entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), para a atuação conjunta no programa Comunidade Empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo em regiões de baixo dinamismo econômico: comunidades, vilas ou favelas do Estado de Minas Gerais. A parceria integra esforços para impulsionar potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas nas comunidades participantes. A expectativa é realizar 21 mil atendimentos pelo programa até o final de 2024.

Mais informações aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR