A Semana do Meio Ambiente, celebrada anualmente em todo o país, é um momento fundamental para reforçar o papel dos municípios na construção de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável. A Associação Mineira de Municípios (AMM) reforça a importância de que os governos locais liderem iniciativas que promovam a gestão responsável dos recursos naturais, a adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento de uma economia verde.
Para o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o momento é de união de esforços. “Os governos locais são protagonistas na construção de uma agenda climática eficaz e na promoção do desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos naturais e compromisso com a qualidade de vida das futuras gerações”, destacou.
Como parte das ações que marcam a Semana do Meio Ambiente em 2025, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promove, até esta sexta-feira (6/6), uma série de debates e atividades em Belo Horizonte, com foco no fortalecimento da participação dos municípios e da sociedade civil na agenda climática.
Neste ano, a programação integra a iniciativa “Minas rumo à COP30 – O Futuro do Planeta Pede a Nossa Energia”, que prepara o estado para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro, em Belém (PA). Entre os destaques, estão a assinatura do termo de interesse no Programa Aliança pela Restauração, que visa à recuperação ambiental em parceria com setores produtivos, e o lançamento de ferramentas para apoio técnico aos municípios, como o projeto Clima na Prática.