Programa Mais Acesso a Especialistas tem como objetivo diminuir filas no SUS

Para ampliar o acesso da população a profissionais especialistas – em hospitais e policlínicas, por exemplo – o Ministério da Saúde criou o Programa Mais Acesso a Especialistas, que oferece um modelo de cuidado com maior oferta de consultas, exames e cirurgias, de forma humanizada. O ciclo que tem início em uma atenção primária mais qualificada e com amparo da telessaúde, chega integrado à atenção especializada, reduzindo o tempo de espera do paciente.

Na adesão ao Mais Acesso a Especialistas, gestores estaduais, municipais e do Distrito federal deverão elaborar Planos de Ação nos quais indicarão as filas prioritárias, os serviços responsáveis por cada Oferta de Cuidado Integrado, quantidade de oferta de cuidado que cada um deve ofertar por ano, e o impacto financeiro correspondente. Com isso, será possível o planejamento das ações e o monitoramento da implementação dos Planos de Ação em cada região de saúde.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade destacou que o programa Mais Acesso a Especialistas tem papel fundamental para dar celeridade à assistência especializada no País.

Saiba mais sobre o programa AQUI.

Fonte: Ministério da Saúde

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR