AMM participa de abertura do Seminário da Undime/MG sobre educação inclusiva nesta terça (22)

Nesta terça (22), o gerente de relações institucionais da Associação Mineira de Municípios, Ibiraty Martins Junior, representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na abertura do XXI Seminário Estadual União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com temário voltado à Educação Inclusiva, “Inclusão: Ato e atitudes de responsabilidade, competência e humanização”. O evento acontece hoje e amanhã, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

Na cerimônia de abertura, mais de 250 pessoas, entre prefeitos, dirigentes municipais de Educação, diretores e coordenadores de Educação Inclusiva e das APAEs, ouviram os integrantes da mesa sobre as responsabilidades e o desafio de efetivar a educação inclusiva em todo o Estado, com apoio das administrações municipais e sociedade civil.

Representando o presidente da AMM, Ibiraty Martins destacou a importância da Associação estar presente no evento, que conta com a presença de secretários de educação de todas as regiões de Minas Gerais. “Participar aqui hoje é construir uma pauta junto com todos os municípios mineiros, embasada com as principais entidades do setor, para que possamos efetivamente trazer mais inclusão para o panorama escolar dos nossos municípios”

O presidente da Undime/MG e dirigente municipal de Educação de Carandaí Prof⁰ Marcelo Wagner de Oliveira, abriu o evento destacando o enorme desafio vivido pelos gestores e a importância de incluir as crianças e adolescentes com deficiências no ensino, adequando as suas necessidades. Ele enfatizou também a importância do apoio da AMM à questão. “A AMM sempre foi parceira da Undime e estamos aqui levantando a bandeira da educação inclusiva. Sou pai de filho autista, essas crianças precisam ter acessibilidade efetiva na escola, estarem incluídas, e o município é a porta de entrada para que essa crianças tenham uma educação de qualidade”, disse.

Para o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas, a educação inclusiva é um desafio que deve ser discutido com todas as pastas e todas as possibilidades. “Fazer esse seminário é mais uma oportunidade que a gente tem de conhecer boas praticas, entender mais à fundo a educação inclusiva e compartilhar com os secretários municipais e prefeitos esse desafio educacional, que o estado abraça junto com os municípios, e a AMM participar, é mais uma instituição que agrega valor a esse Seminário”.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Empresarial da Educação e membro da Conspiração Mineira pela Educação, Prof⁰ Antônio Carlos Cabral; Natália Lice Fioravante Diniz, da Federação das APAES de Minas Gerais; a conselheira e presidente da Câmara de Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Ivonice Rocha e a diretora executiva da Undime MG, Profª Suely Duque Rodarte. A assessora técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, também foi citada na abertura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR