As palestras do segundo dia (1° de março de 2023) do 1° Fórum Mineiro de Meio Ambiente da AMM fecharam a programação do evento, que conquistou sucesso de público e qualidade técnica das apresentações. Ao longo de dois dias, mais de 200 pessoas, entre gestores e servidores públicos, participaram de palestras com autoridades nos assuntos mais demandados pelas pastas de meio ambiente das prefeituras mineiras.
Na manhã do dia 1° de março de 2023, o promotor de justiça do MPMG e coordenador regional de promotorias de justiça do meio ambiente das bacias dos rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Valera, proferiu a palestra sobre a “Atuação do Ministério Público na gestão ambiental municipal.
Em seguida, a representante da Diretora de Apoio e Gestão Municipal (Dagem), Vanessa Coelho Naves, e o secretário municipal de meio ambiente de Coronel Fabriciano, Ivan César de Oliveira, ministraram a palestra “Procedimentos para formalização de convênios, gestão ambiental, municípios conveniados com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) convênios estabelecidos e/ou a formalizar”.
Na parte da tarde, no painel “Novas ferramentas para gestão e fiscalização técnica dos contratos de saneamento à luz do novo marco regulatório”, o diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), Samuel Alves Costa, e o representante do grupo de saneamento do Crea-MG, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães, falaram sobre a regulação e o Marco do Saneamento.
No painel, foram apresentados, também, o case do município de Coronel Fabriciano, pelo secretário municipal de planejamento do município, Douglas Prado, e o case do município de Pará de Minas, com o prefeito do município, Elias Diniz.
O encerramento do evento contou com o painel “Mercado de carbono: receita para os municípios”, com a coordenadora de planejamento, gestão e conhecimento do ICLEI América do Sul, Armelle Cibaka, o diretor da Plantar Carbon, Fábio Marques, e o Técnico em Restauração Socioambiental no Instituto Estadual de Floresta (IEF), João Paulo Sarmento.
Leia também:
1º Fórum Mineiro de Meio Ambiente abre maratona de eventos técnicos da AMM em 2023