Abastecimento de água e mercado de carbono foram pautas de destaque do segundo dia do 1° Fórum Mineiro de Meio Ambiente da AMM

As palestras do segundo dia (1° de março de 2023) do 1° Fórum Mineiro de Meio Ambiente da AMM fecharam a programação do evento, que conquistou sucesso de público e qualidade técnica das apresentações. Ao longo de dois dias, mais de 200 pessoas, entre gestores e servidores públicos, participaram de palestras com autoridades nos assuntos mais demandados pelas pastas de meio ambiente das prefeituras mineiras.

Na manhã do dia 1° de março de 2023, o  promotor de justiça do MPMG e coordenador regional de promotorias de justiça do meio ambiente das bacias dos rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Valera, proferiu a palestra sobre a “Atuação do Ministério Público na gestão ambiental municipal.

Em seguida, a representante da Diretora de Apoio e Gestão Municipal (Dagem), Vanessa Coelho Naves, e o secretário municipal de meio ambiente de Coronel Fabriciano, Ivan César de Oliveira, ministraram a palestra “Procedimentos para formalização de convênios, gestão ambiental, municípios conveniados com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) convênios estabelecidos e/ou a formalizar”.

Na parte da tarde, no painel “Novas ferramentas para gestão e fiscalização técnica dos contratos de saneamento à luz do novo marco regulatório”, o diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), Samuel Alves Costa, e o representante do grupo de saneamento do Crea-MG, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães, falaram sobre a regulação e o Marco do Saneamento.

No painel, foram apresentados, também, o case do município de Coronel Fabriciano, pelo secretário municipal de planejamento do município, Douglas Prado, e o case do  município de Pará de Minas, com o prefeito do município, Elias Diniz.

O encerramento do evento contou com o painel “Mercado de carbono: receita para os municípios”, com a coordenadora de planejamento, gestão e conhecimento do ICLEI América do Sul, Armelle Cibaka, o diretor da Plantar Carbon, Fábio Marques, e o Técnico em Restauração Socioambiental no Instituto Estadual de Floresta (IEF), João Paulo Sarmento.

Leia também:

1º Fórum Mineiro de Meio Ambiente abre maratona de eventos técnicos da AMM em 2023

Impactos da mineração foram destaques da programação das palestras técnicas do Fórum de Meio Ambiente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR