Impactos da mineração foram destaques da programação das palestras técnicas do Fórum de Meio Ambiente

Mais de 200 pessoas estiveram reunidas na tarde do dia 28 de fevereiro de 2023 durante as apresentações do 1° Fórum Mineiro de Meio Ambiente da AMM. Na abertura do evento, o promotor Lucas Trindade falou sobre a importância da prevenção, com plano de contingência para as mineradoras, estruturação dos trabalhos, capacitação das equipes e participação popular. No fechamento do painel, o promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Meio Ambiente do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, fez a apresentação sobre a “Atuação do Ministério Público e a defesa do meio ambiente e mineração sustentável”, quando salientou a importância da atividade para os municípios e os desafios enfrentados pelos prefeitos.

O painel contou com a presença do Secretário de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração no Tribunal de Contas da União (TCU), Uriel de Almeida Papa; do prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira; do secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho; do secretário de meio ambiente de Itabirito, Frederico Leite; do secretário de Meio Ambiente de Ouro Branco, Neilor Aaarão; do secretário de Meio Ambiente de Itabira, Denis Lott; com a mediação do assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier.

Dando continuidade às palestras da tarde, o secretário municipal de meio ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho, e, o ex-secretário municipal adjunto de Uberaba (2013/2020), conselheiro do comitê federal de bacia hidrográfica do Rio Grande, Marco Túlio Prata, fizeram as apresentações durante o painel “A importância do Codema para os municípios”.

Para encerrar o evento, o tema a “Política de manejo ético-populacional de cães e gatos em MG” foi apresentado pela promotora de justiça e coordenadora estadual de defesa da fauna do MPMG, Luciana Imaculada de Paula. E a palestra sobre o Programa Estadual de Esterilização e Microchipagem: política de apoio aos municípios ficou sob a responsabilidade da Coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho da Silva.

A segunda etapa do evento será no dia 1º de março, das 9h às 17h, no Crea-MG, na avenida Álvares Cabral, 1.600, em Belo Horizonte, MG.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR