Mais de 200 pessoas estiveram reunidas na tarde do dia 28 de fevereiro de 2023 durante as apresentações do 1° Fórum Mineiro de Meio Ambiente da AMM. Na abertura do evento, o promotor Lucas Trindade falou sobre a importância da prevenção, com plano de contingência para as mineradoras, estruturação dos trabalhos, capacitação das equipes e participação popular. No fechamento do painel, o promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Meio Ambiente do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, fez a apresentação sobre a “Atuação do Ministério Público e a defesa do meio ambiente e mineração sustentável”, quando salientou a importância da atividade para os municípios e os desafios enfrentados pelos prefeitos.
O painel contou com a presença do Secretário de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração no Tribunal de Contas da União (TCU), Uriel de Almeida Papa; do prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira; do secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho; do secretário de meio ambiente de Itabirito, Frederico Leite; do secretário de Meio Ambiente de Ouro Branco, Neilor Aaarão; do secretário de Meio Ambiente de Itabira, Denis Lott; com a mediação do assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier.
Dando continuidade às palestras da tarde, o secretário municipal de meio ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho, e, o ex-secretário municipal adjunto de Uberaba (2013/2020), conselheiro do comitê federal de bacia hidrográfica do Rio Grande, Marco Túlio Prata, fizeram as apresentações durante o painel “A importância do Codema para os municípios”.
Para encerrar o evento, o tema a “Política de manejo ético-populacional de cães e gatos em MG” foi apresentado pela promotora de justiça e coordenadora estadual de defesa da fauna do MPMG, Luciana Imaculada de Paula. E a palestra sobre o Programa Estadual de Esterilização e Microchipagem: política de apoio aos municípios ficou sob a responsabilidade da Coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho da Silva.
A segunda etapa do evento será no dia 1º de março, das 9h às 17h, no Crea-MG, na avenida Álvares Cabral, 1.600, em Belo Horizonte, MG.