Vencedores do Prêmio de Boas Práticas apresentam cases de sucesso durante AMM nas Micros em Divinópolis

Nesta terça, 6 de junho, o projeto AMM nas Micros chegou na sua décima edição com o encontro promovido em Divinópolis, na região Centro-oeste de Minas Gerais. O evento reuniu 21 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI) e entorno. Também estiveram presentes 23 vereadores e 150 pessoas.

O destaque da edição – e que será incorporado na programação dos próximos encontros – foi a apresentação de projetos vencedores do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, para disseminar e incentivar outras prefeituras a adequarem práticas de sucesso nas suas administrações.

O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destacou a importância de levar essas iniciativas a conhecimento dos prefeitos mineiros, para que possam replicar em suas cidades. “Além da capacitação e da parte técnica, queremos incentivar os gestores a implementarem práticas que já deram certo em outras prefeituras e adequá-las para as suas realidades”, disse.

A iniciativa de apresentar os cases de boas práticas também foi aprovada pelo presidente da AMVI e prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, que também é 1º vice-presidente da AMM. “É importante que a AMM faça a apresentação dessas práticas para que a gente possa estimular aos gestores a replicarem as iniciativas, promovendo o crescimento não só do município, mas é claro da região”.

O primeiro projeto apresentado foi o de Belo Horizonte, vencedor em 2023 no eixo Governança, pela execução do “Programa de Melhoria do Ambiente de Negócios”. A prática que visa a desburocratização, simplificação e transformação digital da relação entre empreendedores e o poder público municipal, incentivando a geração de emprego e renda.

O outro projeto apresentado foi o Portal do Emprego, implementado em Coronel Fabriciano. A prática foi finalista do Prêmio neste ano, no eixo Desenvolvimento Econômico. O objetivo do Portal do Emprego é aumentar a empregabilidade na cidade e valorizar a mão de obra local. Implantado em agosto do ano passado, o novo portal já possui mais de 50 empresas e 1.8 mil candidatos cadastrados em seu banco de dados e ajudou a viabilizar mais de 400 contratações.

Também foram apresentadas as mais importantes pautas municipalistas, que devem ser observadas de perto pelos gestores municipais, como a questão da reforma tributária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e garante uma fonte permanente para custeio do piso da enfermagem, entre outros pautas relevantes e que precisam do apoio dos prefeitos a incentivarem seus deputados nas votações no Congresso Nacional; entre outros.

Participaram da mesa de abertura: o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinícius; o presidente da AMVI, vice-presidente da AMM e prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis; os diretores regionais: prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa Neto; prefeito de Pedra do Indaiá, Mateus Marciano dos Santos e o prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes; os tesoureiros da AMM: prefeita de Nepomuceno, Iza Lopes; prefeito de Pratinha, John Wercollis e o prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete; a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida Silva Oliveira e o deputado federal Domingos Sávio.

Capacitação

Seguindo a proposta do AMM nas Micros, de oferecer palestra e curso sobre o tema escolhido por cada microrregional, o assunto da palestra foi “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com o advogado Leonardo Spencer . 

“O tema da palestra é muito importante e nos traz segurança para continuarmos administrando com segurança, firmeza, com transparência, sem ter receio de cometer crimes que eram imputados aos administradores por coisas que não faziam o menor sentido”, destacou o diretor regional, Bertolino da Costa Neto.

Serviços

Em Divinópolis, foram apresentados os produtos e serviços da AMM que auxiliam a administração municipal, além das principais ações da entidade; a CNM também apresenta suas ações e as pautas municipalistas aos presentes.

Outro destaque foi a apresentação do Observatório AMM, pelo coordenador-geral de Estratégia e Gestão da entidade, Vladimir Azevedo. Ele destacou a importância da ferramenta para o desenvolvimento econômico e planejamento da gestão municipal, já que a ferramenta fornece os dados e o cenário econômico de cada município mineiro aos gestores afiliados à entidade. “Precisamos de dados para governar, para direcionar recursos, para a prática de gestão do dia-a-dia. Aquele que ainda não tem acesso devem procurar. Não tem custo adicional nenhum para os afiliados”.

Sobre

O AMM nas Micros, que tem como objetivo apoiar as pautas específicas de cada região do estado e fortalecer o municipalismo, é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM). Em Divinópolis, o evento contou com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (CISVI) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Estamos felizes por termos alcançado um consenso de juntarmos esforços para atender a pauta tão importante que está destacada na carta, e também pela participação do Ministério Público na iniciativa. Eu tenho certeza que a partir desta carta poderemos avançar no desenvolvimento econômico dos municípios atingidos por Furnas, aliando ainda a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente”, destacou o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR