Setor turístico de Minas Gerais tem descontos especiais para energia solar

Conforme pesquisa da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), 55% dos turistas estão dispostos a pagar mais por viagens certificadas como sustentáveis

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e a Cemig SIM, empresa de energia fotovoltaica do Grupo Cemig, são parceiras no Programa Turismo Verde, que oferta ao trade turístico descontos especiais para os interessados em aderir à energia solar por assinatura.

Sem necessidade de obras, instalação de painéis ou pagamento de taxa de adesão, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e demais empreendimentos ligados ao setor turístico têm 20% de desconto na conta de luz, nos quatro primeiros meses.

Após o período, o desconto será de 16% para empresas e 15% para pessoas físicas. Com uma adesão rápida, simples e 100% on-line, empreendimentos e colaboradores do segmento de turismo poderão aderir acessando a página da parceria ou inserindo o código “TURISMOVERDESIM” em cemigsim.com.br.

Tendência

Conforme pesquisa da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), 55% dos turistas estão dispostos a pagar mais por viagens certificadas como sustentáveis. O Turismo Verde é uma iniciativa que impulsiona a atividade turística em Minas agregando valor aos agentes da cadeia produtiva.

Em 2024, o estado recebeu mais de 32 milhões de turistas, um crescimento 100% acima da média nacional, se consolidando na liderança do turismo brasileiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, aproximadamente 42 mil eram estrangeiros.

Além da transformação subjetiva que a cultura e o turismo proporcionam — como bem-estar, conhecimento e pertencimento —, os efeitos concretos também são expressivos: geração de emprego e renda, dinamização econômica das comunidades locais, fortalecimento das iniciativas de turismo de base comunitária, ampliação de oportunidades para empresas do setor, valorização da produção cultural e estímulo direto à cadeia criativa.

Festivais, shows, feiras e eventos geram movimento nos territórios e fortalecem os artistas, produtores e empreendedores culturais mineiros.

Fonte: Secult-MG

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR