Primeiro dia de encontro reuniu 220 pessoas, entre prefeitos, gestores e agentes públicos da região em capacitações, atendimentos técnicos e construção da Carta Municipalista
A segunda edição da Caravana AMM desembarcou, nesta terça-feira (21/10), em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, reunindo 220 participantes, entre prefeitos, secretários municipais e dezenas de gestores e agentes públicos da região. Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a iniciativa percorre as dez macrorregiões do estado com o tema “Ouvir para propor”, levando capacitação, atendimento técnico e diálogo direto com os municípios.

Um dos principais momentos do primeiro dia foi a construção da Carta Municipalista da Zona da Mata, documento elaborado de forma colaborativa pelos participantes e que reúne as principais prioridades e reivindicações da região, com destaque para segurança pública, saúde e infraestrutura. A carta será incorporada às pautas defendidas pela AMM junto aos governos estadual e federal, fortalecendo a agenda municipalista mineira.
O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destacou a importância da escuta ativa e da busca conjunta por soluções. “O que a gente propõe com a Caravana AMM é ser o ponto de partida para que os municípios sejam, de fato, ouvidos. Mais do que discutir problemas, queremos pensar e construir soluções em conjunto”, afirmou.
O prefeito de Visconde do Rio Branco, Fabinho Antonucci, ressaltou que a iniciativa é um ato de mobilização política e que trará resultados expressivos para a Zona da Mata mineira. “Mostra a força da união por uma causa tão nobre que é o municipalismo em prol do desenvolvimento.”, enfatizou.
Atendimento técnico e capacitações
Entre os dias 21 e 22 de outubro, a Caravana AMM estará em Visconde do Rio Branco oferecendo atendimentos técnicos especializados sobre economia e finanças municipalistas, captação de recursos e convênios, além de cultura, turismo, esporte e desenvolvimento econômico.
A iniciativa reforça o compromisso da AMM de se aproximar das cidades do interior, promovendo troca de experiências, qualificação técnica e encaminhamentos práticos para os desafios da administração pública. O evento conta com o apoio das microrregionais Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna (AMPAR), Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI), Associação dos Municípios da Microrregião da Zona da Mata Norte (AMMAN), Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) e Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), além da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O presidente da Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e prefeito de Cataguases destaca a importância do encontro.
“É um momento fundamental para levar a voz da Zona da Mata, que enfrenta problemas como a segurança pública e falta de infraestrutura rodoviária, para os governos estadual e federal.”, pontuou.
Programação
A programação segue nesta quarta-feira (22/10) com o curso “Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos no Setor Público”, que abordará temas como comunicação não violenta, prevenção do burnout e autocuidado.
Após a edição da Zona da Mata, a Caravana AMM segue para o Sul de Minas, onde realizará sua próxima etapa nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de Machado