Secretaria de Saúde reforça a ampliação temporária do público-alvo da vacina meningocócica C e ACWY até 31/7

Com o objetivo de ampliar a proteção da população contra a meningite, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação como forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos pela doença. As vacinas contra meningite são oferecidas gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde de todo o Estado.

Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença , houve a ampliação do público de forma temporária até dia 31/7 ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios.

A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos grupos: crianças, adolescentes, profissionais de saúde, adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids e pessoas acima de 19 anos de idade – públicos que são rotineiramente imunizados com a vacina do tipo C.

Público a ser imunizado

  • Crianças de 3, 5 e 12 meses de idade, que não receberam nenhuma dose da Meningo C ou ACWY;
  • Adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. A vacina está indicada para os não vacinados ou que receberam a última dose da vacina Meningo ACWY há mais de 5 anos;
  • Para os profissionais de saúde, a recomendação é para os não vacinados com a Meningo ACWY;
  • Para adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids é recomendado a aplicação da dose de reforço para aqueles que receberam a vacina meningocócica conjugada (Meningo C ou ACWY) há mais de cinco anos da última dose, seguindo recomendações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie);
  • E para as pessoas com 19 anos ou mais de idade, a recomendação da vacinação com a ACWY, quando houver indisponibilidade de vacina Meningocócica C na unidade de saúde.

Mais informações quanto aos critérios de vacinação aqui.

A SES-MG destaca ainda que é fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação com a meningocócica ACWY e a meningocócica C, garantindo que todas as faixas etárias e grupos de risco tenham a oportunidade de se proteger contra essa doença potencialmente fatal. Dessa forma, será possível avançar na prevenção e controle das meningites, preservando vidas e promovendo a saúde da população.

Meningite

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023, até o dia 14/6, foram registrados 268 casos de meningites no Estado. Em 2022, foram registrados 714 casos e, em 2021, foram 440 ocorrências em Minas Gerais.

A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, era de 79,97% para crianças menores de um ano de idade, e de 76,75% para crianças de um ano de idade. A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Em relação à meningocócica ACWY, a cobertura vacinal acumulada, em Minas Gerais, no período de 2017 a 2023, em adolescentes de 11 a 14 anos de idade, é de 34,06%. A meta preconizada para adolescentes é de 80%.

Fonte: SES-MG

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR