Evento reúne gestores e especialistas para discutir ações conjuntas de prevenção e resposta a desastres climáticos
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, participará do 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro (GerdCLIMA), que será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, em Patos de Minas, no Centro de Convenções do Unipam.
O evento, promovido pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), com apoio da AMM, CISPAR, AMAPAR, AMNOR, CEDEC e diversas instituições públicas e privadas, tem como objetivo fortalecer a capacidade colaborativa regional e a gestão integrada de riscos e desastres diante dos desafios climáticos que vêm se intensificando nos últimos anos.
Na abertura do seminário, no dia 17 de novembro, o presidente da AMM ministrará a palestra “Patos de Minas mais Resiliente MCR 2030 e Cooperação Intermunicipal: desafios e apoio aos municípios mineiros para o enfrentamento a desastres”, abordando o papel dos municípios na construção de políticas públicas sustentáveis e preventivas.
“É fundamental que os municípios atuem de forma conjunta, trocando experiências e construindo soluções colaborativas. A resiliência climática começa no planejamento local, mas se consolida quando há cooperação entre cidades e o apoio de entidades como a AMM e os consórcios públicos”, destacou Falcão.
Consulte a programação e faça sua inscrição gratuitamente clicando aqui.
Sobre
O 1º GerdCLIMA integra a nova diretriz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e está alinhado à Estratégia Internacional da ONU para Redução de Desastres (UNDRR), que incentiva as cidades a se prepararem para o período chuvoso 2025/2026 e a fortalecerem suas políticas de prevenção e resposta a desastres.
Durante os três dias de evento, gestores públicos, técnicos municipais, forças de segurança, profissionais da saúde e assistência social, universidades e lideranças comunitárias participarão de palestras, painéis e treinamentos práticos, com foco em governança integrada, resiliência climática e atuação colaborativa.
Programação
Nos dias 18 e 19, a programação incluirá simulações e capacitações operacionais, como o treinamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o Sistema de Comando de Operações (SCO) e o Grande Simulado de Múltiplas Vítimas, na BR-365, com participação de diversas instituições públicas e de emergência.
As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas até o dia 12 de novembro. Acompanhe e a programação completa e inscreva-se aqui.





