Webinário da SES-MG apresenta cenário e perspectivas das arboviroses para 2024

No dia 18 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM), promoveu uma live para apresentar o cenário atual, os impactos e perspectivas das arboviroses em 2024. A live está disponível no canal do Youtube da SES: https://www.youtube.com/saudemg

O Governo de Minas trabalha de forma contínua, durante todo o ano, para monitorar e controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti e para impedir o avanço da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos meses mais quentes, em que há maior incidência da transmissão das doenças, as ações e os cuidados estaduais são intensificadas.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a criação da Política Estadual para Vigilância, Prevenção e Controle das Arboviroses. Aprovada por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.415, de 18 de outubro de 2023, a política se configura como um conjunto de ações com a finalidade de prevenir e controlar a ocorrência dessas endemias na população e garantir o acesso a serviços de saúde, de forma oportuna, resolutiva, equânime, integral e humanizada, no âmbito do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (SUS-MG).

Dados do último boletim epidemiológico de arboviroses

Até 02/01, Minas Gerais registrou 408.595 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 315.618 casos foram confirmados para a doença. Há 197 óbitos confirmados por dengue no Estado e 73 em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 95.152 casos prováveis da doença, dos quais 78.786 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 46 óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 18 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 151 casos prováveis. Há 46 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR