Foi publicada nessa quinta (27/07) a Portaria STN/MF nº 807 que cria o Prêmio “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal” para os entes da Federação. O objetivo é fomentar a transparência e a melhoria da qualidade das informações contábeis dos estados e municípios e visa reconhecer e premiar estados, municípios e os profissionais responsáveis pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Tesouro Nacional.
O Prêmio será baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), lançado em 2020 pelo Tesouro Nacional, com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação. O Ranking atualmente conta com mais de 100 checagens automatizadas de consistência das informações inseridas por estados e municípios no Siconfi.
Serão reconhecidos os três primeiros colocados em quatro categorias: estados e Distrito Federal; capitais; municípios com mais de cem mil habitantes e municípios com até cem mil habitantes. Os entes premiados receberão um troféu ou placa e os profissionais de contabilidade responsáveis pelo envio das informações no Siconfi receberão certificados individuais de reconhecimento.
Mais informações com a assessora técnica Contábil da AMM, Analice Horta, pelo WhatsApp (31) 2125-2400, e e-mail: analice@amm-mg.org.br.