OMS confirma manutenção da vacinação contra a Covid-19

Não caia em fake news! A Organização Mundial da Saúde continua reconhecendo a propagação do coronavírus como uma pandemia e recomenda a vacinação como a medida mais eficaz de proteção. Informe-se e ajude outras pessoas a garantir a imunização.

É verdade que a pandemia acabou?

Não! O que aconteceu foi a mudança de status da pandemia no contexto global. No dia 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19. Foi verificada uma tendência de queda nas mortes causadas pelo coronavírus, o declínio nas hospitalizações e internações em Unidades de Terapia Intensiva e os altos níveis de imunidade da população global relacionados à doença.

Mas o fim da ESPII não significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde. A propagação mundial da doença continua caracterizada como uma pandemia. “O que essa notícia significa é que está na hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o de manejo da Covid-19, juntamente com outras doenças infecciosas”, destacou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, durante o anúncio.

De acordo com a OMS, quais são as prioridades da vacinação agora?

Alguns dias antes do anúncio sobre o fim da ESPII, a OMS atualizou suas recomendações sobre a vacinação contra Covid-19, sugerindo que populações de alto risco devem receber uma dose adicional até 12 meses após o último reforço. O novo documento divide a recomendação em três grupos:

*Alta prioridade: adultos mais velhos; adultos mais jovens com comorbidades significativas (por exemplo: diabetes e doenças cardíacas); pessoas com baixa imunidade (por exemplo: vivendo com HIV e transplantados), incluindo crianças com seis meses ou mais; grávidas e profissionais de saúde da linha de frente.

*Média prioridade: adultos saudáveis (geralmente com menos de 50-60 anos) sem comorbidades e crianças e adolescentes com comorbidades).

*Baixa prioridade: crianças e adolescentes saudáveis de seis meses a 17 anos.

Devo me vacinar?

Sim! O Brasil mantém a recomendação de vacinação para todas as pessoas que ainda não se vacinaram. A imunização é a medida mais eficaz para a prevenção de doenças, incluindo a Covid-19.

Tem dúvidas sobre se outras vacinas são adequadas a você e sua rede de familiares e amigos? Confira AQUI o calendário nacional de vacinação. Se você ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, vá até a unidade de saúde mais próxima. E faça parte do Movimento Nacional pela Vacinação!

Fonte: Ministério da Saúde

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR