“O associativismo e o cooperativismo são o segredo para avançarmos nas políticas públicas”, diz o presidente da AMM na abertura do projeto “AMM nas Micros” em Uberaba

A primeira edição do projeto “AMM nas Micros” aconteceu nesta terça, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e com a Prefeitura Municipal, reunindo representantes de 15 municípios da região, entre eles, 11 prefeitos. É o início de uma série de encontros que serão promovidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM) ao longo de 2023, com o objetivo de ser um momento de aproximação da entidade com as microrregionais, levando capacitação aos  gestores e servidores públicos de Minas Gerais. 

Na abertura, compuseram a mesa o presidente da AMM, acompanhado da prefeita de Uberaba e presidente da AMVALE, Elisa Araújo (que também faz parte da diretoria regional da AMM no Triângulo Mineiro), o deputado José Silva,  a representante da Câmara Municipal, vereadora Lu Fachinelli, os diretores regionais da AMM: prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha e Francisco Lourenço Borges Neto, além do promotor dr. José Fernandes Jr.

“Estou feliz por estar iniciando esta jornada em Uberaba, começar no Triângulo Mineiro é simbólico, porque aqui é o berço do associativismo e cooperativismo do estado. O associativismo e o cooperativismo são o segredo para avançarmos nas políticas públicas. Além disso, venho falando que o segredo está na nossa união, mas também, principalmente na capacitação. Temos que capacitar os nossos profissionais”, destacou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, durante a abertura do evento. 

Em sua fala, a prefeita Elisa Araújo destacou a importância de estrear o evento em Uberaba. “É um grande prazer sediar a primeira edição do AMM nas Micros, como diretora da AMVALE e também como diretora regional da AMM. É um momento importante, que traz conhecimentos aos servidores, aos prefeitos, a todos os gestores de uma forma geral. Momento importante também de aproximação da AMM com as pautas municipalistas. É importante ressaltar como uma cidade do interior deve estar preparada para os desafios, e fico muito feliz com esse suporte que a Associação nos oferece”, disse. 

Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas como o Observatório AMM, o AMM Licita, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a diversos dados e números que irão colaborar e muito para otimizar a administração pública”, disse.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, ex-presidente da AMM. Ele apresentou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade e convidou os presentes a participarem da Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, destacou. 

Palestras 

No evento, o público pôde contar com palestra sobre “O mundo político no Estado Democrático de Direito”, com o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Junior, destacando a importância do pacto federativo para o equilíbrio da autonomia dos entes federados. 

“A importância das concessões de serviços públicos de forma regionalizada” foi a palestra proferida pelo economista e especialista em PPPs, Vladimir Azevedo. O ex-prefeito de Divinópolis, que tem uma história de atuação na AMM e no movimento municipalista, destacou a importância do tema das concessões e de como as conexões no conceito de desenvolvimento regional sustentável são importantes. “Trabalhamos as tendências irreversíveis para este tema e a questão municipal, a questão da infraestrutura e o impacto disso para a transformação da gestão pública, os desafios colocados para implantar concessões, e os desafios para implementar este tipo de projeto, além de boas práticas e cases que deram certo e sirvam de inspiração”, disse. 

Dentro da programação do projeto, haverá, ainda, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o curso gratuito da Escola de Gestão Municipalista (EGM) da AMM sobre a “Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito municipal”.

Próximo evento 

Na sequência, a equipe do AMM nas Micros estará, no dia 9 de fevereiro (quinta-feira), das 8h às 12h, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), na Avenida Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, Distrito Industrial, em Uberlândia. Um dos destaques será a palestra sobre “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com Flávio Boson, desembargador do TRF6. O evento contará, ainda, com o curso gratuito da Escola de Gestão Municipalista (EGM) da AMM, nos dias 9 e 10, sobre os “Aspectos essenciais da nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021”.

“Este projeto fortalece ainda mais o nosso compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, levando capacitação de qualidade aos gestores, servidores públicos e vereadores com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, reforça o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

AMM nas micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

O projeto “AMM nas Micros” foi aprovado pelos secretários-executivos das microrregionais, durante reunião on-line coordenada pelo superintendente da Associação, Everton Campos, no dia 21 de dezembro do ano passado. E, conforme o planejamento, percorrerá todas as microrregionais de Minas Gerais durante este ano de 2023.

Mais informações e inscrições sobre os cursos na https://central.amm-mg.org.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR