O novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp) foi publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e deve ser implantado a partir de janeiro de 2025. Todos os entes são obrigados a adotar a nova estrutura do plano, que visa a aprimorar a transparência e as informações fiscais e orçamentárias no setor público.
O novo plano foi publicado dia 24 de setembro, por meio da Portaria 1.516/2024 da STN, e trouxe também o PCasp Estendido 2025, de adoção facultativa, para maior detalhamento nas contas e controle minucioso. A contabilidade pública avança rumo à modernização e o PCasp Estendido elevará o nível de transparência e de precisão das finanças públicas, além de aperfeiçoar a gestão e a governança contábil.
A orientação a todos os gestores municipais é para preparar a transição e o atendimento às novas exigências contábeis, sem comprometer a eficiência na prestação de contas e a gestão financeira dos recursos públicos.
Os demais Planos de Contas Específicos Estruturados ainda são usados por Tribunais de Contas Estaduais e isso pode divergir da estrutura básica apresentada pela STN. Neste caso, a sugestão é mapear as divergências e elaborar um “de-para”, procedimento que permite a vinculação de códigos distintos para atender a mesma conta contábil, para ambas as finalidades (controle externo e consolidação de contas públicas).
Fonte: Agência CNM de Notícias
Foto: Siasp
Mais informações com a assessora técnica Contábil da AMM, Analice Horta, pelo WhatsApp (31) 2125-2400, e e-mail: analice@amm-mg.org.br.