Nova onda de gripe reforça importância da vacina contra a covid-19

As pessoas já começaram a perceber muitos casos de gripe no meio em que vivem. O que muitos não sabem é que parte dos doentes está contaminada com o vírus da covid-19. Conforme o último Boletim Epidemiológico Coronavírus de Minas Gerais, 22.026 mineiros contraíram o vírus no período de 30 dias.

Para evitar nova epidemia ou pandemia, é preciso tomar os cuidados básicos, usar máscara, em caso de sintomas gripais, e, principalmente, tomar as vacinas. Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e aproveite para colocar o seu cartão de vacina em dia.

Covid – medidas não farmacológicas

Uso de máscaras: para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de Covid-19; pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) e em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

Higienização das mãos: uma das medidas mais efetivas na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. Pode ser com álcool 70% ou água e sabão.

Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas; manter uma distância mínima de cerca de um metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independentemente do uso de máscara; e não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.

Transmissão

De acordo com as evidências mais atuais, o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas ou por aerossol.

*A transmissão por contato é a da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada.

*A transmissão por gotículas é a da infecção por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.

*A transmissão por aerossol é a da infecção por meio de gotículas respiratórias menores (aerossóis) contendo vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).

Sintomas da covid

*Tosse

*Dor na garganta ou coriza

*Falta de paladar

*Falta de olfato

*Diarreia

*Dor abdominal

*Febre

*Calafrios

*Mialgia (dor muscular)

*Fadiga e/ou cefaléia

Tratamento

O Ministério da Saúde incorporou o antiviral NIRMATRELVIR/RITONAVIR – NMV/R para o tratamento de covid-19 com indicação dos seguintes grupos específicos de pacientes: Imunossuprimidos com 18 anos ou mais e pessoas com 65 anos ou mais.

Para ter acesso ao tratamento o paciente deve:

*Ter covid-19 confirmada por teste rápido ou de laboratório.
*Estar nos primeiros cinco dias do início dos sintomas.
*Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave).

Os demais pacientes não elegíveis para o uso do antiviral deverão fazer tratamento sintomático, se necessário.

Saiba mais aqui.

Fonte: Gov.br
Foto: Funed

Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR