“Nossas conquistas só são possíveis com a união dos prefeitos, indiferente de bandeiras partidárias” diz presidente da AMM em Teófilo Otoni

Na quinta edição do AMM nas Micros, que aconteceu nesta terça (4), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, as últimas conquistas do movimento municipalista e os assuntos que mais interessam os gestores e servidores da região foram pauta da reunião, promovida em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC). O evento contou com a presença de mais de 100 participantes, reunindo prefeitos de quase 20 municípios da região. O projeto, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com as microrregionais e com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), percorrerá todas as regiões de Minas Gerais.

Junto com o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, compuseram a mesa de abertura: o presidente da AMUC e prefeito de Carlos Chagas, José Amadeu Nanayoski Tavares; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o prefeito de Novo Cruzeiro e diretor regional da AMM, Milton Coelho de Oliveira, o vereador do município anfitrião Gabriel Gusmão, e representando o deputado estadual Neilando Pimenta, seu assessor, Jorge Arcanjo.

Na fala do presidente da AMM, um importante destaque foram os últimos avanços e conquistas do municipalismo, em âmbito nacional e estadual. A questão da prorrogação da lei de licitações foi destacada. “Estava tendo um desconforto muito grande, algumas prefeituras ainda não estavam aptas e seguras para que a lei entrasse em vigor agora em abril”.

Segundo Dr. Marcos, a prorrogação é uma oportunidade. “Mais um ano para que as administrações municipais possam conhecer melhor a lei e seus processos, para que entendam com clareza como vai ser o impacto no dia-a-dia das prefeituras. São muitas adequações que devem ser feitas, necessita de muita formação e estamos intensificando essa qualificação pela AMM”.

“Essas conquistas só são possíveis com a união dos prefeitos, indiferente de bandeiras partidárias. A eleição já passou, agora o que nos move e nos mantém unidos é a causa municipalista”, destacou.

Outro destaque na fala do presidente da AMM foi o Observatório AMM, importante ferramenta que fornece os dados e o cenário econômico de cada município mineiro aos gestores afiliados à entidade. “Precisamos de dados para governar, para direcionar recursos, para a prática de gestão do dia-a-dia. Aquele que ainda não tem acesso devem procurar. Não tem custo adicional nenhum para os afiliados”.  

Para Daniel Sucupira, prefeito anfitrião, “é muito importante aqui para Teófilo Otoni e para os prefeitos do Vale do Mucuri participar desse importante evento. Como prefeito anfitrião, estamos aqui para garantir o nosso apoio nas iniciativas que visam fortalecer os municípios de Minas Gerais”.

Sucupira, que foi recentemente eleito presidente da Frente Mineira de Prefeitos, entidade que representa os municípios-pólo do Estado, destaca que as duas entidades devem trabalhar em conjunto, em prol da melhoria da governabilidade municipal. “Os desafios do municipalismo são muitos e no momento em que a gente compartilha com mais pessoas a probabilidade de alcançarmos resultados bons e viáveis com certeza é muito melhor”, disse.

Consórcios

Além de fortalecer a relação com as microrregionais do Estado, a AMM entende a importância dos consórcios intermunicipais para viabilizar as políticas públicas de forma cooperada, e busca levar o entendimento deste formato aos gestores que participam do AMM nas Micros. Para isso, o Coordenador de Consórcios Públicos da AMM, Leandro Rico, fez uma apresentação aos participantes do evento.

O presidente da AMM destacou que os consórcios que é o caminho para os municípios de pequeno e médio porte, e destacou a experiência na sua gestão em Coronel Fabriciano. “No Vale do Aço, temos o consórcio de licenciamento ambiental, que adiantou a vida dos prefeitos e dos municípios. Levávamos um ano, um ano e meio para uma licença ambiental, hoje, fazemos em 30 dias. É a forma mais adequada e mais barata de se viabilizar políticas publicas”, disse.

Presente no evento, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ), e prefeito de Poté, Nego Sampaio, agradeceu a iniciativa do presidente da AMM por estar trazendo essa discussão nas várias regiões do estado. “É importante o papel da AMM para com os municípios e prefeitos, trazendo qualificação e novas oportunidades para a administração municipal, e mostrando a importância dos consórcios”, disse.  

Capacitação 

Seguindo a proposta do AMM nas Micros, de oferecer palestra e curso sobre o tema escolhido por cada microrregional, em Teófilo Otoni, o assunto da palestra foi “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com o advogado Luis André Vasconcelos. 

O presidente da AMUC, micro parceira desta edição do evento, José Amadeu Nanayoski, destacou que a escolha do tema da palestra foi devido a buscar conhecimento e uma tranqüilidade maior para a prática dos atos administrativo. “Agradeço o Dr. Marcos pela iniciativa de escutar os prefeitos e levar o que eles precisam. O tema da palestra é muito importante e nos traz segurança para continuarmos administrando com segurança, firmeza, com transparência, sem ter receio de cometer crimes que eram imputados aos administradores por coisas que não faziam o menor sentido”, disse.

AMM nas micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste novo projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

“Queremos tornar a Associação Mineira de Municípios ainda mais próxima das microrregionais do estado. Os problemas dos municípios são exatamente os mesmos, o que muda é a magnitude. Então, temos que estar preparados para enfrentar esses problemas. Meu perfil de trabalhar a gestão pública é por meio da capacitação, então trazer essa capacitação para as micros é importante, porque deslocar os servidores para Belo horizonte é um transtorno muito grande, além dos custos ”, destaca Dr. Marcos Vinicius. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR