“Nós somos entes federados, diretamente impactados, precisamos ser ouvidos em Brasília”, defende Dr. Marcos Vinicius no AMM nas Micros em Juiz de Fora

Juiz de Fora recebeu a quarta edição do AMM nas Micros nesta quinta, 23 de março, com a presença de 120 pessoas e mais de 20 prefeitos da Zona da Mata. O evento foi promovido em parceria com a Associação dos Municípios Microrregião Vale Paraibuna (AMPAR), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Promovido pela Associação Mineira de Municípios, o AMM nas Micros percorrerá todas as regiões de Minas Gerais, ainda em 2023, buscando aproximação com as entidades, além de levar capacitação e as principais pautas municipalistas para conhecimento dos gestores e servidores que participam do evento.

Junto com Dr. Marcos Vinicius, compuseram a mesa de abertura:  o presidente da AMPAR e prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato; o presidente do CIMPAR e prefeito de Simão Pereira, David Carvalho Pimenta; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Zé Márcio Garotinho, e o diretor regional da AMM e prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa.  

Em sua fala, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, convocou os prefeitos da região para participarem da discussão sobre a reforma tributária e os impactos nos municípios mineiros, que acontecerá na capital federal, durante a Marcha a Brasília, promovida pela CNM, nos dias 27 a 30 de março.

“Estamos muito preocupados com a reforma tributária, será pauta durante a Marcha, e por isso, estarei convocando os prefeitos de Minas Gerais que estarão em Brasília. Porque nós somos entes federados, diretamente impactados, Então, precisamos ser ouvidos sim”.  O presidente da AMM explicou ainda que existem duas propostas em discussão: a PEC 110/2019, originada no Senado, e a PEC 45/2019, de iniciativa da Câmara. “A 45, como está, vai impactar, negativamente, todos os municípios. As duas pautas têm coisas interessantes, mas têm que ser integradas“, disse.

No momento, a Câmara dos Deputados discute os textos em um Grupo de Trabalho (GT) para consolidar todos os aprendizados e acordos políticos, com a liderança de Reginaldo Lopes (PT/MG) e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), oficializado como relator da PEC 45.

Parte técnica

Após a abertura, as novas ferramentas disponibilizadas pela AMM aos seus afiliados foram apresentadas pelo diretor comercial da entidade, Rodrigo Lázaro. “A atual gestão tem uma preocupação muito grande em trazer a gestão municipal para a modernidade, e para isso, ferramentas como o Observatório AMM, o AMM Licita, são essenciais para que os gestores possam ter acesso a diversos dados e números que irão colaborar e muito para otimizar a administração pública”, disse.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora do evento, foi representada pelo consultor Ângelo Roncalli, ex-presidente da AMM. Ele apresentou as principais pautas municipalistas defendidas pela entidade e falou sobre a programação da  Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília. “Queremos que, cada vez mais, a AMM e a CNM, que representam os municípios na esfera estadual e nacional, estejam próximas dos municípios, debatendo temas importantes e pertinentes a cada uma das microrregionais, fortalecendo o movimento municipalista em todo o território mineiro”, destacou. 

Além da apresentação das ações e serviços da AMM e CNM, o público contou com a palestra escolhida pela microrregional sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que foi ministrada pelo superintende de Saneamento Básico da Semad.

AMM nas micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

No início de abril, o AMM nas Micros estará no Jequitinhonha. No dia 4, em Teófilo Otoni; e no dia 5, em Itaobim. Acompanhe as redes sociais e o Portal AMM.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR