Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09) a AMM lembra a importância da sensibilização dos mineiros à causa

O Ministério da Saúde preparou material da campanha para os gestores fazerem a mobilização nos municípios

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado em 27/9, mas durante todo o mês o Governo de Minas promove campanha de conscientização sobre a importância de doar órgãos e de informar a família dessa decisão. A data, instituída pela Lei nº 11.584/2007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo, e é o segundo país em número absoluto de transplantes, ficando atrás somente dos Estados Unidos. No SUS, os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Em Minas Gerais, o Sistema Único de Saúde oferta transplante dos órgãos e tecidos: coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, pele, rim, rim conjugado com pâncreas e tecido músculo esquelético.

A Campanha 2024 sobre doação de órgãos, promovida pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de incentivar e fomentar o diálogo entre familiares acerca deste tema tão importante.

“Sabemos que falar sobre a morte e a perda de um ente querido é um assunto frequentemente evitado, mas é essencial reconhecer que a necessidade de um transplante pode surgir de forma inesperada, assim como ocorre na vida de milhares de brasileiros todos os dias. Decidir em vida pela doação de órgãos é um gesto nobre de amor e esperança, capaz de transformar a dor em um legado duradouro de vida. Não adie essa conversa. Compartilhe seus desejos com sua família e contribua para salvar vidas!”

Saiba mais sobre a campanha aqui.

Acesse o material da campanha para os municípios aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR