Até esta semana, a AMM recebeu a solicitação para 3.100 vagas oferecidas por meio dos três programas
Estão abertas, até o dia 20 de janeiro, as inscrições para o projeto “AMM Educa” (acesse o edital aqui), para os municípios mineiros interessados em participar da seleção para receber projeto de empreendedorismo voltado para os estudantes do Ensino Fundamental, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, organização sem fins lucrativos que prepara e inspira jovens para o sucesso profissional, por meio de programas educacionais inovadores e práticos sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho.
Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, as parcerias celebradas com entidades fortes, como a JA Minas Gerais, engrandecem e tornam possíveis ações importantes para o desenvolvimento dos municípios e da população que vive em cada uma das cidades mineiras. “Com esse edital, ampliamos a nossa capacidade de qualificação para os jovens que vivem nos municípios, empoderando o empreendedorismo na educação pública”, disse.
O projeto foi lançado no Fórum de Educação da AMM, em setembro, e o edital foi publicado no dia 12 de dezembro de 2023. Este primeiro edital tem como objetivo capacitar nove mil alunos do Ensino Fundamental de Minas Gerais visando promover o empreendedorismo, a educação financeira, a preparação para o mercado de trabalho e as soft skills (habilidades relacionadas à personalidade de um profissional), incentivando o desenvolvimento de habilidades empresariais e cidadãs.
“A AMM e a JA Minas Gerais, por meio desta parceria, estão ofertando nove mil vagas aos alunos do Ensino Fundamental. Esta oferta irá impactar alunos em todas as regiões do nosso Estado. Acredito, profundamente, no potencial transformador da educação. E as capacitações nos três programas ofertados irão despertar nos alunos habilidades voltadas ao crescimento no trabalho, perspectivas de carreiras, ideias inovadoras em negócios, entre outras. Participe conosco!”, enfatiza o coordenador das Áreas Técnicas da AMM, Guilherme Levy
Até esta semana, a AMM recebeu a solicitação para 3.100 vagas. As capacitações serão desenvolvidas por meio de três programas da JA Minas Gerais: Introdução ao mundo dos negócios (direcionado para estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e cada município contemplado poderá capacitar até 300 alunos, totalizando 10 turmas); Conectado com o amanhã (direcionado para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e cada município contemplado poderá capacitar até 300 alunos, totalizando 10 turmas); e O futuro do trabalho (direcionado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, e cada município contemplado poderá capacitar até 300 alunos, totalizando 10 turmas).
“Graças à parceria com a AMM poderemos levar capacitação, geração de renda e autonomia para jovens dos municípios mineiros que mais necessitam deste tipo de ação. Mais que números, este projeto impactará vidas e mostrará como uma educação mais empreendedora e atual pode fazer a diferença em nossa sociedade”, destacou o Diretor Executivo da JA Minas Gerais, Jonatan Mendes.
Em todos os programas, as capacitações serão divididas em cinco encontros de 50 minutos, ou um turno escolar completo, com carga horária de cinco horas, executadas em horário letivo. Durante o treinamento, será abordada a metodologia e o conteúdo de cada programa, além de dicas práticas de condução com os jovens.
Inscrição
Os gestores interessados podem fazer a inscrição do município aqui: https://afiliado.amm-mg.org.br/login/. Basta fazer o login e clicar em “Parceria J.A.”
Mais informações no edital (clicando aqui) e nas áreas técnicas da AMM, pelo número (031) 2125-2400 (opção 17) (WhatsApp).