Multivacinação: Governo de Minas divulga peças para a campanha em todo o Estado

Estratégia de imunização segue até 4/11, com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), lançou oficialmente, no sábado (21/10), a Campanha de Multivacinação em Minas Gerais. A estratégia de imunização vai até 4/11 para conscientizar as pessoas sobre a importância de se imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos contra as doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. O material da campanha está disponível aqui.

A multivacinação garante a proteção abrangente contra doenças imunopreveníveis, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da cobertura vacinal. A estratégia é importante para garantir que todas as doses necessárias sejam administradas no momento adequado, proporcionando uma proteção contínua contra uma variedade de doenças, e assim, preservando a saúde pública e individual da população.

Vacinas

As vacinas do calendário das crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos 7 anos de idade e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Panorama em Minas Gerais

Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.

Mais informações aqui: https://www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Fonte: Jornalismo SES-MG

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR