PST amplia o acesso dos estudantes da educação básica ao esporte e à atividade física. O público é formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos, com faixa etária a partir de seis anos, expostos a riscos sociais
O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), publicou o edital para seleção pública de propostas para implementação e desenvolvimento do Programa Segundo Tempo – PST Padrão, projeto da Rede Nacional de Desenvolvimento. Com a Educação e outros órgãos do governo, será possível alcançar a meta, que é estender o esporte a todo o País e a todos os públicos. O PST abrange crianças, adolescentes, jovens e adultos, com faixa etária a partir de seis anos de idade, expostos aos riscos sociais.
As inscrições para seleção dos projetos do PST Padrão estarão abertas a partir do dia 16 de junho, com término previsto para o dia 16 de julho. O PST – Padrão tem como objetivo democratizar o acesso de estudantes da educação básica a práticas corporais e esportivas, oferecendo núcleos de esporte educacional que visam ao desenvolvimento integral do público-alvo, no contexto ampliado de escolarização.
O programa é voltado a crianças, adolescentes, jovens e adultos, com faixa etária a partir de seis anos de idade, prioritariamente estudantes matriculados na educação básica em escolas públicas e expostos aos riscos sociais.
A adesão ao PST – Padrão será por meio da celebração de convênios entre o Ministério do Esporte e governos estaduais, municipais e do Distrito Federal ou por termos de fomento/colaboração entre o MEsp, a Sneaelis e organizações da sociedade civil, além de instrumentos previstos no marco legal, em que se aplica a proposta pedagógica do PST com vistas a possibilitar múltiplas vivências esportivas aos beneficiados conforme ações e orientações previstas das diretrizes.
Para mais informações sobre o PST, consulte a íntegra do edital e anexos no endereço eletrônico:
*Edital N.º 4-2023 – PST Padrão
*Anexo I – Diretriz do Programa PST Padrão
*Anexo II – Modelo do Projeto Técnico Pedagógico
*Anexo III – Atestado de Capacidade Técnica
*Anexo IV – Declaração de Contrapartida
*Anexo V – Declaração de Cessão-Posse de Espaço Físico
*Anexo VI – Formulário de Pontuação do Projeto Técnico Pedagógico
*Anexo VII – Minuta de Termo de Convênio
*Anexo VIII – Minuta de Termo de Colaboração
*Conheça o Programa Segundo Tempo
Fonte: MEsp