Para garantir a uniformidade na comunicação de ações, programas e unidades de saúde que compõem a atenção primária em todo o País, o Ministério da Saúde recomenda três manuais de aplicação de marcas. Os documentos orientam estados e municípios sobre os padrões esperados para a sinalização e a ambientação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos, vestuários e unidades móveis.
Os manuais destacam placas oficiais, sinalização de ambientes, envelopamento e adesivamento de veículos, itens de vestuário em geral e objetos de uso pelos profissionais, como mochilas, pranchetas e garrafas, entre outros materiais. É importante ressaltar que o Ministério recomenda que as secretarias de saúde insiram as logomarcas nas peças, seguindo as instruções específicas de posicionamento e tamanho, sem distorções ou alterações nos padrões e cores originais.
Confira AQUI todos os manuais disponíveis no portal do Ministério da Saúde
Manual de identidade visual e sinalização
A publicação está dividida em três partes principais:
– sinalização, que abrange a identificação externa e interna das unidades;
– ambiência, responsável pela decoração e ambientação que promovem aproximação entre as pessoas do território e equipes;
– conteúdos técnicos e informativos, peças que exibem informações relevantes tanto para transparência com o controle social quanto para profissionais.
Há peças fixas, prontas para produção sem alterações, e peças editáveis, que podem ser personalizadas.
Unidades Móveis
As unidades móveis representam uma estratégia importante para levar ações e atendimentos de saúde às comunidades mais distantes ou com oferta limitada de serviços públicos. A mobilidade permite que a atenção primária chegue especialmente em regiões rurais, ribeirinhas ou áreas de difícil acesso. No manual, constam diretrizes de adesivamento de veículos e embarcações de iniciativas estratégicas, como Unidades Básicas de Saúde Fluvial, Brasil Sorridente e Consultório na Rua.
Vestuário e Acessórios
O documento orienta gestores e trabalhadores sobre os padrões esperados na utilização de marcas oficiais em uniformes, equipamentos de proteção individual e acessórios, reforçando a imagem institucional do SUS. O conteúdo apresenta todas as peças recomendadas para uso nos programas e estratégias vinculadas à atenção primária, como a Estratégia Saúde da Família, Brasil Sorridente, Atenção Primária Prisional, Academia da Saúde e outros.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail editorial.saps@saude.gov.br
Fonte: Ministério da Saúde Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.