Lançado Plano Diretor do Turismo Verde no I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS)

Durante o 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS), nos dias 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte, foi lançado o Plano Diretor do Turismo Verde, no qual estão previstas ações em torno do turismo sustentabilidade – incluindo a criação de um selo Turismo Verde Minas, que vai certificar empresas, estabelecimentos comerciais e destinos turísticos que atendam a critérios rigorosos de sustentabilidade.

No evento, a secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, na tarde da quinta-feira (31/10), apresentou números impressionantes que reforçam a importância do turismo enquanto impulsionador de crescimento sustentável da economia local, como um estudo da Organização Mundial do Turismo que aponta que, até 2030, um em cada 10 empregos serão ligados ao turismo.

Selo Turismo Verde Minas

Nesta quarta (30/10), durante o primeiro dia do evento, foi apresentado o selo Turismo Verde Minas, lançado oficialmente no último dia 24, na BTM – Brazil Travel Market, sediada em Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, o superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secult, Petterson Tonini, contou um pouco das ações do Plano Diretor do Turismo Verde, que estabelece diretrizes claras para consolidar o estado como referência, especialmente no turismo sustentável, ao mesmo tempo que promove a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a inclusão social.

Minas Gerais está na terceira colocação dos estados brasileiros na execução das metas relacionadas aos ODS. Entre as diretrizes do Plano Diretor estão a Sustentabilidade e Conservação, com ações de preservação ambiental, capacidade de carga e turismo de baixo impacto; Educação e Sensibilização, por meio da educação ambiental e capacitação da população; Turismo comunitário e inclusivo, com o envolvimento local e a inclusão social; e Integração regional, com a promoção de roteiros integrados e o desenvolvimento rural sustentável. O plano também contempla ações estruturantes, com a Infraestrutura verde, Políticas de Incentivo, Capacitação e Formação, fomentando um empreendedorismo sustentável.

O selo Turismo Verde Minas é fruto de uma parceria com a Secretaria de Comunicação, Codemge, InvestMinas, Sebrae-MG, Fecitur, SindiHoteis, ABIH, ABAV, Abrasel e Emater. A ação tem por finalidade apoiar o desenvolvimento qualificado do turismo mineiro e a transição para a sustentabilidade, melhorando a qualidade e apoiando a comercialização dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelos empreendimentos turísticos do Estado. Por meio da Codemge, será definida a metodologia e os critérios para subsidiar decisões de órgãos competentes a investir em obras/infraestrutura priorizando áreas de maior impacto positivo e que contribuam com o desenvolvimento dos territórios de maneira sustentável.

Foto: Iana Domingos

Assessor técnico de Cultura e Turismo da AMM, Ramon Diniz, WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR