Guia reúne orientações técnicas para preenchimento do Plano de Acompanhamento Familiar

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) divulgou, na terça-feira (23/4), guia com orientações técnicas sobre o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). O material busca orientar para utilização do sistema e o preenchimento dos documentos utilizados por profissionais que trabalham diretamente com famílias acompanhadas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O PAF é um instrumento para registrar o processo de acompanhamento das famílias feito pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nos municípios do Estado.

Melhoria no atendimento

O guia fornecido pela Sedese dá suporte qualificado e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade, com estratégias específicas para atender às suas necessidades e promover o seu desenvolvimento integral.

As orientações técnicas contidas no manual vão auxiliar no planejamento, execução e padronização do registro dos dados e das ações durante o atendimento às famílias que estão em risco social e sofrem violação de direitos, contribuindo para atuação uniforme e eficiente dos serviços socioassistenciais em Minas Gerais.

Construção participativa

Os modelos metodológicos do Plano de Acompanhamento Familiar foram produzidos pela Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em 2023, e são ferramentas essenciais no trabalho dos profissionais que atuam especialmente no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Além do guia, as equipes da Subsecretaria de Assistência Social da Sedese vão realizar ações de apoio técnico e capacitação nos municípios para a utilização e implementação do manual.

*Guia com orientações técnicas sobre o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF)

*Modelo PAF-PAIF

*Modelo PAF-PAEFI

Mais informações com a assessora técnica de Assistência Social da AMM, Andréa Braz, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR