Tendo em vista o final de mandato das gestões municipais, os gestores públicos devem se esforçar para preencher os questionários do Censo SUAS 2024 até o dia 23 de dezembro.
O Censo SUAS é um dos principais instrumentos, de referência nacional, de avaliação e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O envio é anual e ocorre desde 2007, sempre a partir do segundo semestre, conforme regulamentado pelo Decreto nº 7.334/2010.
Quando o estado ou o município não responder ao Censo SUAS, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pode entender ou avaliar que a unidade/equipamentos (CRAS, CREAS Centro POP) não está em funcionamento e, dessa forma, inativar a unidade no CADSUAS e, com isso, o repasse de recurso poderá ser suspenso.
Outra situação está relacionada aos recursos do IGDSUAS, pois as informações referentes ao CRAS e ao CREAS compõem os cálculos dos Índices de Desenvolvimento ID.CRAS e ID.CREAS. Quando essas informações não são preenchidas, esses cálculos não são feitos, impactando negativamente no IGDSUAS. (Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social).
As orientações com o passo a passo para o preenchimento dos já podem ser acessadas, assim como, os formulários em pdf estão disponíveis para download. Os materiais estão dispostos no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Link de acesso e pesquisa: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/censocidadania.
Mais informações na Superintendência de Gestão do SUAS: gestaosuas@outlook.com e na Supervisão de Vigilância Socioassistencial : vigilância.sedesma@hotmail.com.
Assessora técnica de Assistência Social e Direitos Humanos da AMM, Andréa Braz, WhatsApp (31) 2125-2400.