Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fundação João Pinheiro publica o ebook História e cartografia

AMM apoia a publicação, que está disponível para download gratuito no site da FJP

O Programa de Pesquisa Histórica e Edição Coleção Mineiriana, da Fundação João Pinheiro, lançou, no dia 15/12, o ebook História e cartografia: a evolução da política de demarcação municipal em Minas Gerais (1891-1939), organizado pelo historiador Renato Somberg Pfeffer.

A obra, que apresenta uma análise do contexto histórico relacionado à implantação e dos trabalhos da Comissão Estadual de Exploração Geográfica no estado de Minas Gerais, criada em 1891, até sua transformação em Departamento Geográfico, em 1939, já está disponível para download gratuito no site da FJP. O programa FJP Explica especial de lançamento da publicação pode ser assistido neste link.

Resultado do projeto

A evolução do órgão de demarcação municipal em Minas Gerais da República Velha à implantação do Estado Novo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig e com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), a publicação é constituída por ensaios críticos, pela transcrição de dois relatórios de Benedito Quintino dos Santos, principal responsável pelo serviço geográfico estadual durante a Era Vargas, pela reprodução dos mapas dos municípios mineiros elaborados em 1939 e pelos mapas dos atuais municípios de Minas Gerais agrupados conforme os anos de 1850, 1890 e 1938.

O responsável pela organização da obra, o pesquisador e historiador Renato Pfeffer, explica que “essa obra é de fundamental importância para Minas Gerais na missão de pacificar as disputas territoriais entre os municípios, uma vez que a maioria dos 853 municípios atuais é resultante do desmembramento demarcado em 1939”.

Mineiriana

Com mais de 50 obras editadas, a Coleção Mineiriana é um dos mais importantes programas de pesquisa e edição voltados para a história e a memória documental de um estado da federação brasileira. Cada obra editada envolve atividades bastante complexas e altamente especializadas no campo da pesquisa histórica e da edição de fontes documentais, com destaque para a transcrição paleográfica e a edição crítica de manuscritos inéditos; a tradução de textos de viajantes, também inéditos, para o português; a reedição revista e ampliada de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira e a produção de ensaios críticos sobre temas fundamentais para o conhecimento de Minas Gerais e do Brasil.

Fonte: Fundação João Pinheiro