Os gestores municipais de educação devem ficar atentos ao prazo do encerramento para conferência e retificação dos dados do Censo Escolar 2025, nesta sexta-feira, 31 de outubro. O procedimento deve ser feito no sistema Educacenso, administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
É fundamental que as escolas municipais, estaduais e privadas confirmem e corrijam informações de matrícula, turmas, infraestrutura e profissionais.
Os dados do Censo servem de base para o cálculo dos recursos do Fundeb, de programas federais, além de subsidiar indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ausência de revisão ou erros nas informações pode comprometer o planejamento e o financiamento da educação municipal.
Os gestores podem acompanhar as demais informações, normativos e cronograma por meio do site do Inep (aqui).
Censo Escolar
Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e feito em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica:
– ensino regular,
– educação especial,
– EJA,
– educação profissional e tecnológica.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações do Inep.
O censo também é uma ferramenta fundamental para os atores educacionais compreenderem a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Com informações da Agência CNM de Notícias e da Undime
Assessora técnica de Educação da AMM, Ednamar Assunção, WhatsApp (31) 2125-2400.





