O 2º Fórum Mineiro de Meio Ambiente, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no auditório do Crea-MG, foi encerrado nessa quarta-feira (28 de fevereiro), quando mais de 200 pessoas se reuniram em torno da pauta do meio ambiente.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, ressalta a relevância do Fórum para dar suporte aos gestores públicos nas principais demandas da pasta de meio ambiente. “O evento vai ao encontro das nossas metas de gestão de investir na capacitação e qualificação dos gestores e servidores públicos mineiros.”
O mercado de carbono foi o primeiro tema das palestras do dia 28, com a professora Melina Amoni. O tema licenciamento ambiental municipal foi apresentado pelo promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), coordenador regional das promotorias de justiça do meio ambiente das bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, Lucas Pardini Gonçalves. E a pauta sobre taxa de coleta do lixo doméstico ficou sob a responsabilidade do geógrafo, diretor-geral da (ARIS-ZM) e ex-prefeito de Prados, Gustavo Gastão Cardoso.
Na parte da tarde, as fontes de financiamento para gestão ambiental municipal foi o tema da palestra da advogada, engenheira florestal e professora de direito ambiental, Cristiane Jaccoud. O encontro da Anamma e modelo de experiência de governança ambiental foi a pauta da palestra do vice-presidente da Anamma nacional, Antônio Marcos Barreto. Já as informações e procedimentos para o encontro nacional da Anamma foram apresentados pelo secretário de meio ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho; o presidente nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Cavalcanti; e Maria Clara, também da diretoria da Anamma.
O assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, fez o encerramento do evento e comemorou o sucesso do Fórum. “Evento prestigiado, que apresentou riqueza no conteúdo das palestras, proferidas pelos experientes palestrantes convidados. Com certeza, os gestores saíram do evento com muitas informações relevantes para potencializar o planejamento das ações na área de meio ambiente dos municípios mineiros”, ressaltou.
Mais informações com o assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.