Diretoria da AMM debate pauta municipalista em reunião nesta terça-feira (28)

A diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) – gestão 2022-2025 – se reuniu pela primeira vez, neste ano, no dia 28 de fevereiro, na sede da entidade em Belo Horizonte. Esta foi a segunda reunião da diretoria desta gestão e teve como ponto central a união dos prefeitos para conquista de pautas importantes, entre elas os pisos da educação e da enfermagem, a adequação da Nova Lei do Fundeb, pelo Estado de Minas Gerais, e os blocos regionais de saneamento.

Conduzida pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a reunião tratou, também, da apresentação dos projetos da Associação, como o “AMM nas Micros”, que promoveu dois encontros (em Uberaba e Uberlândia) e já estão agendadas mais duas reuniões (em Ponte Nova e Juiz de Fora); o observatório da AMM; o acordo de cooperação entre a AMM e a Codemge; as câmaras temáticas da AMM; o número de afiliados; os cursos do EGM; entre outros assuntos.

“Nesta reunião, mostramos que estamos avançando nas políticas públicas. Então, trouxemos esta pauta para alertar os diretores de que a nossa união é o segredo para termos força. Entendemos que os problemas são os mesmos, então, alinhamos uma pauta interessante e pediremos uma reunião com o governador para apresentarmos as demandas. O que mais nos preocupa é o acordo com a Saúde, porque as resoluções precisam ser revistas; a questão da adequação do novo Fundeb; e a criação das Câmaras Técnicas da AMM”, frisou o presidente Dr. Marcos Vinicius.

A união entre prefeitos e os poderes também esteve no centro das discussões. Para o prefeito de Natalândia, Geraldo Magela Gomes, todas as regiões mineiras têm as mesmas necessidades. “Hoje, foram abordados assuntos que impactam no crescimento e no desenvolvimento dos municípios. Vamos levar essas pautas ao governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, para construirmos, juntos, ações para o desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais”, ressaltou.  

Na avaliação do 2ª tesoureiro da AMM, John Wercollis de Morais, prefeito de Pratinha, os projetos da Associação sinalizam avanço e desenvolvimento para os municípios. “Saliento o Observatório da AMM, que vai fazer o acompanhamento dos índices, das verbas que estão chegando, para o prefeito poder trabalhar as funções com o secretariado. Acho interessante, também, a troca entre os prefeitos, que leva melhoria aos municípios”, reforçou.

A prefeita de Nepomuceno e 1ª tesoureira da Associação, Luiza Maria Lima Menezes, afirma que, independentemente do porte, todos os municípios enfrentam problemas semelhantes. “No caso do Piso da Educação, por exemplo, nós somos a favor, é claro, mas precisamos saber sobre a origem da verba, de onde vamos tirar o dinheiro para pagar tudo isso. Merecem muito, mas o governo federal precisa ser sensível a essa questão”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR