Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Diretoria da AMM comemora 100 dias de gestão com recorde de afiliados e alterações no estatuto da entidade

“Os primeiros 100 dias de gestão são primordiais para conseguirmos planejar e definir as linhas de trabalho. Na AMM, encerro esse importante período com o sentimento de dever cumprido e muita energia para colocar em prática todas as nossas metas para a Gestão 2025-2028”, afirmou o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, ao comemorar o recorde de afiliações à entidade em apenas três meses de trabalho.

Nos primeiros três meses da nova gestão, 15 novos municípios se afiliaram à AMM – Lavras, Itaverava, Santa Bárbara do Monte Verde, Senador Firmino, Betim, Bocaina de Minas, Rochedo de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Amparo do Serra, Santo Antônio do Retiro, Piedade de Caratinga, Catuti, Gonzaga, São Joaquim de Bicas e Ingaí –, fortalecendo ainda mais a representatividade da instituição em todas as regiões do Estado.

Conquistas

Logo no início da gestão, a comitiva da Associação participou da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 19 a 22 de maio, quando os diretores já puderam comemorar as primeiras conquistas à frente da AMM. Minas Gerais se destacou no evento ao levar a maior delegação à Marcha, com mais de três mil participantes, resultado de forte mobilização com os prefeitos e prefeitas mineiros. 

Foi também em Brasília que começaram os trabalhos para a aprovação da PEC da Sustentabilidade Fiscal. Dois meses depois, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição n° 66, de 2023, que retira os precatórios federais da meta fiscal e limita o pagamento dos valores devidos pelos estados e municípios por 62 votos a favor e quatro contrários), após intensa mobilização dos prefeitos, com ações da AMM.

“Nós, da AMM, estamos fazendo a nossa parte, dialogando com prefeitos, pois precisamos do apoio de todos. Unidos, mostramos a força do municipalismo mineiro. Juntos, conquistamos esta vitória para os municípios, para respirar um pouco, pois não está fácil. Contem com a AMM”, frisa o presidente Falcão.

Metas da gestão

Entre as principais metas da gestão estava o trabalho pelos municípios menores, mudanças no Estatuto da AMM, recorde de afiliados à entidade e aumento do número de atendimentos aos municípios e de pessoas capacitadas.

Uma das preocupações é em relação aos municípios de menor porte. Buscando meios de incluir todas as cidades neste planejamento, a gestão da entidade oferece 50% de desconto para os municípios afiliados, com coeficiente 0.6, nos cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM).

Outro meta cumprida foi a mudança no Estatuto da AMM. Entre as principais alterações está a mudança de mandato dos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o período de dois anos, a ocupação dos cargos da diretoria somente por prefeitos e prefeitas de municípios afiliados e a permissão de representação dos vices-prefeitos(as) em assembleias, reuniões e eleições, por meio de procuração com assinatura digital ou firma reconhecida.

Todas as metas estão sendo cumpridas fielmente conforme calendário de ações e planejamento da gestão.

Confira os números dos primeiros 100 dias de gestão

– 50% de desconto nos cursos da EGM para municípios FPM 0.6
– Mais de 3.500 atendimentos a 619 municípios
– Mais de 700 pessoas capacitadas em 36 cursos
– 8 webinários técnicos com participação de seis mil pessoas
– Mais 15 novos municípios afiliados
– Mais 12 adesões ao Diário Online
– Mais 11 adesões ao AMM Licita
– Mais 50 adesões ao Observatório AMM

“São apenas os primeiros passos. Vamos, juntos, por uma AMM cada vez mais forte”, conclui o presidente Falcão.