O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, acabou de suspender por 60 dias a liminar para restaurar a redução da alíquota do INSS dos municípios, mantendo-a em 8%. A medida ocorre após forte articulação do movimento municipalista, liderado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com grande participação da Associação Mineira de Municípios (AMM), e representa uma grande conquista aos municípios.
“É uma vitória do nosso movimento unido e forte. Estive em Brasília em todas as articulações e essa vitória é resultado de um árduo trabalho de todos nós, municipalistas”, comemora Dr. Marcos Vinicius, presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano.
É preciso agora garantir a aprovação da Emenda de Plenário 06 à PEC 66/2023 no Senado para tornar a desoneração da folha uma medida permanente aos municípios.
A matéria também propõe um parcelamento especial das dívidas dos Municípios junto ao RGPS e aos respectivos RPPS; um novo modelo de quitação de precatórios e a desvinculação das receitas dos municípios, bem como estabelece a equiparação das regras de benefícios dos RPPS municipais às da União.
“Nossos agradecimentos sinceros ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pelo apoio constante”, finaliza Dr. Marcos.
AMM
Somos 853.
Somos Minas Gerais.
E, juntos, somos muitos mais!