Congresso da AMM lota Expominas com a pauta municipalista em destaque

A Associação Mineira de Municípios (AMM) mostrou sua força ao reunir cerca de 10 mil pessoas, além das principais autoridades políticas do Estado, em seu 39º Congresso Mineiro de Municípios, que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. No evento, mais de 600 prefeitos, milhares de vereadores e servidores públicos puderam participar de um intenso debate em torno da pauta municipalista.

Além das mais de 300 palestras, fóruns e painéis que aconteceram durante o evento, o público pôde aproveitar também os produtos e serviços oferecidos na maior Feira para o Desenvolvimento dos Municípios já promovida pela AMM. Em sua 37ª edição, contou com mais de 400 estandes de empresas, órgãos estaduais e federais, entidades e associações microrregionais, proporcionando oportunidades e trocas de experiências aos participantes do Congresso Mineiro de Municípios. A Feira também garantiu espaço aos finalistas do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que tiveram oportunidade de apresentar seus projetos a pessoas de todas as regiões de Minas Gerais.

Abertura

Prestigiada pelas principais autoridades políticas mineiras, a solenidade de abertura do Congresso Mineiro contou com a presença do presidente da AMM, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius; do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; do ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do vice-governador professor Mateus Simões; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado estadual Tadeu Martins Leite, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; do presidente do Sebrae Minas, Marcelo Sousa e Silva; de presidentes de autarquias, demais poderes, deputados e secretários de estado.

Agradecimentos e homenagens marcaram o discurso do presidente da AMM, “A soma e o sucesso da AMM é de todos nós, mas a diretoria tem contribuído muito para o que a gente se comprometeu chegue à ponta. Este congresso é prestigiado porque, hoje, nós adquirimos o respeito das autoridades. Hoje, vivemos uma realidade bem diferente lá de trás”, comentou.

A união de todos – diretoria, funcionários, prefeitas e prefeitos –, a capacitação dos agentes e servidores públicos e a modernização das ações da AMM eram metas da gestão do presidente que, nesta terça, declarou sentir que a missão está sendo cumprida, pois os números de eventos e conquistas municipalistas confirmam o trabalho da gestão. “Passamos por várias crises na nossa gestão, principalmente a da Covid, e nunca deixamos de atender a população lá na ponta. E o segredo disso foi a nossa união, a nossa condição de associativismo.”

Ao longo de seu discurso, Dr. Marcos afirmou que sequer por um momento a população foi deixada de lado. “Foi a nossa condição de estarmos juntos, em entender que o problema de Serra da Saudade é exatamente o mesmo de Belo Horizonte, o que muda é a magnitude do problema, mas a fonte é a mesma. E como a gente conseguiu fazer tudo isso? Fortalecendo a AMM, levando informação com transparência em tempo real”, declarou.

O governador Romeu Zema destacou o apoio que o Governo de Minas concedeu aos 853 municípios mineiros. “O que nós fizemos com os municípios de Minas foi o mínimo, pagar o que é de direito das cidades”, registrou Zema ao se referir aos pagamentos dos repasses atrasados após firmar os acordos com a AMM. “Eu sei que, quando a população precisa é na porta de vocês, prefeitos e prefeitas, que eles batem. O trabalho que vocês fazem tem que ser reconhecido e o mínimo que meu governo fez foi pagar o que é de direito de vocês.”

Na abertura, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, reiterou o compromisso do Legislativo com a pauta municipalista. “Trabalhamos com muito diálogo, transparência e independência, além de muita harmonia; e estamos com as portas sempre abertas para receber e apoiar os prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras de Minas”, destacou.

Homenagens  

Ainda na abertura do Congresso, foram entregues as homenagens concedidas pela AMM às autoridades e entidades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais, um dos momentos mais esperados do tradicional Congresso de Municípios.

Nesta edição, a Comenda Especial do Mérito Municipalista, maior honraria entregue pela entidade, foi dedicada ao presidente do Sebrae Minas e da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva.

A Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo é conferida às personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo. Foram agraciados os presidentes das 44 microrregionais de Minas Gerais e as seguintes autoridades:

  • Thales Almeida Pereira Fernandes – Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
  • Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas – Secretário de Educação (SEE).
  • Sérgio Lopes Cabral – Diretor de Gestão de Ativos e Mercado da CODEMGE.
  • Marcos Gervásio – Presidente do CREA-MG.
  • Everton Augusto Paiva Ferreira – Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais.
  • Otávio Martins Maia – Diretor-Presidente da EMATER.
  • Carlos Antônio Vieira Fernandes – Presidente da Caixa Econômica Federal.
  • Marilene Alves de Souza (Leninha) – Vice-presidente da ALMG.
  • José Santana de Vasconcelos – Ex- deputado
  • Flávio Roscoe Nogueira – Presidente da FIEMG.
  • Roberto Amaral – Diretor comercial Globo Minas.
  • Gustavo Mendicino – Presidente da Empresa Mineira de Comunicação.
  • João Vítor Xavier – Vice-presidente da Itatiaia, deputado estadual.
  • Eujâcio Antônio Silva – Diretor do Jornal Edição do Brasil.

Prêmio

No segundo dia do 39º Congresso Mineiro de Municípios, os participantes puderam conferir também a entrega do “12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”. Em 2024, o Prêmio contemplou quatro eixos: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.

No eixo Assistência Social, o vencedor foi o projeto “Construindo pontes e edificando vidas, um novo modelo de serviço de acolhimento em república”, de Divinópolis. O prêmio foi entregue à vice-prefeita, Janete Aparecida Silva Oliveira.

No eixo Cultura, o projeto “Acolher, partilhar, conhecer e reconhecer: inclusão e cultura como prática da gestão municipal”, de Guimarânia, foi vencedor e a premiação entregue ao prefeito, Adílio Alex dos Reis, e ao secretário municipal de cultura e turismo e meio ambiente, Tony Rodrigues.

No eixo Esporte, a prática “Esporte para todos”, de Extrema, recebeu a premiação, que foi entregue ao prefeito, João Batista da Silva, e ao secretário de esportes Edmundo Lopes da Silva e ao diretor de esportes, Diego Godoy.

No eixo Saúde, o projeto “Diretoria de qualidade da saúde: experiência inovadora do município de Montes Claros” foi o vencedor e a premiação entregue ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães.

A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Serviços

Além dos seminários e palestras técnicas, a AMM disponibilizou um espaço dedicado ao atendimento técnico especializado aos gestores e servidores municipais, dentro das diversas áreas da administração pública. No espaço, os participantes também puderam conhecer mais os serviços oferecidos pela entidade, com a apresentação dos produtos que otimizam a gestão pública, como o Observatório AMM, o Diário Online, o AMM Licita, o Portal das Transferências, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR