Programação continua nesta quarta (10/9), com palestras sobre as condicionalidades para o recebimento do VAAR; a implementação da BNCC nos currículos, educação especial na perspectiva da inclusão, entre outros temas de destaque
O primeiro dia do 11° Fórum Mineiro de Educação, promovido pela AMM, fechou com sucesso de público e relevância nas apresentações. Ao longo de quatro horas de intensa programação, mais de 500 pessoas, entre prefeitos, secretários, educadores e servidores públicos mineiros, participaram ativamente de palestras e treinamentos.
Para abrir os trabalhos da tarde, o especialista em financiamento da educação básica pública, Leomir Araújo, falou sobre o tema “Financiamento da educação básica pública: fontes, aplicação, sub‑vinculações e condicionalidades”. “A maioria dos municípios não tem recursos suficientes, então, o foco na capacitação é o pilar, para formar essas realidades. Este espaço da AMM é muito importante. É preciso haver capacitação desde os dirigentes até as equipes técnicas”, reforçou Leomir.
A inovação como ferramenta de mudança para a educação de crianças e jovens foi a tônica da palestra “Como o Google for education pode apoiar a transformação digital das escolas do seu município”, com o gerente de contas Rafael Spinelli. “Quando a gente olha para as indústrias, todas elas passaram por revoluções. Na educação, a gente tem, no mesmo ambiente, na sala de aula, o mesmo padrão do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI. Falamos sobre como integrar tudo isso.”
Os direitos das crianças e dos adolescentes deram o tom à apresentação da analista do Instituto Alana, Beatriz Soares Benedito, na palestra “Educação infantil e o plano de primeira infância: implementação dos parâmetros e diretrizes de qualidade e equidade”.
“Na nossa Constituição, criança e adolescente tem absoluta prioridade nos direitos das políticas sociais. Então, a gente precisa defender que estes direitos aconteçam com dignidade. E é muito importante ver o compromisso destes prefeitos e secretários que estão aqui, hoje, com a gente, de manterem atualizados e fazerem relacionamento”, ressaltou Beatriz.
Para fechar o dia com uma injeção de ânimo nos presentes, o cantor, palestrante e fundador do Instituto Hortência, Léo Chaves, falou sobre “A grande arte de se reinventar”.
“O Instituto Hortência leva às escolas a educação socioemocional há quase dez anos. E eu tenho o privilégio de ir junto para falar aos professores sobre o tema. São ferramentas que têm o poder de transformação enorme, quando praticadas e executadas. Este evento estimula o processo de avanço na educação e é fundamental, pois, às vezes, as pessoas não sabem como ter acesso a um recurso e aqui tem as informações”, afirmou Léo Chaves.
Sala de formação
Paralelamente às apresentações, a AMM ofereceu, também, salas de formações, que, no primeiro dia do evento (9/9) contou com o “Treinamento PNEERQ, com a pedagoga Fernanda Ferreira Mota. Nas apresentações, a especialista, que tem 30 anos de experiência com educação, ressaltou o quanto é importante a capacitação.
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola.
Na sequência, a Secretária Municipal de Educação Márcia de Paula Souza apresentou a experiência exitosa da prefeitura de Machado “Inclusão que transforma – boas práticas no PNEERQ”.
A especialista ministrou, ainda na sala de formação, a palestra sobre Projeto Ubuntu – eu sou porque nós somos: projeto de letramento racial e educação antirracista que vai da educação infantil ao ensino fundamental.
“Em 2022, tivemos a oportunidade de refazer os currículos. Este foi o maior desafio: chamar os profissionais da educação para rever as bases curriculares. Ninguém tratava sobre o tema na escola, somente em novembro na semana de consciência negra”, frisou Márcia.
Fórum
A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove, nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte, o maior Fórum de Educação do Estado de Minas Gerais. O evento reunirá prefeitos, secretários municipais, gestores, professores e especialistas de renome nacional para debater os principais desafios e soluções para a educação pública.
Confira a programação aqui.