Um evento prestigiado, em que teve como destaque a força dos movimentos no interior para o fortalecimento da pauta municipalista. O AMM nas Micros, em Caxambu, nesta quarta-feira (dia 10), reuniu 15 prefeitos, 12 vereadores, servidores públicos de 25 municípios da Região Sul de Minas Gerais, e contou com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (AMAG) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Circuito das Águas (CIMAG).
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de São Lourenço e diretor da AMM na região Sul, Walter José Lessa, representando o presidente da Associação e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius; do anfitrião, prefeito de Caxambu, Diogo Curi; do prefeito de Alagoa e presidente da Amag, Juliano Diniz de Oliveira; dos prefeitos de Soledade de Minas, Lúcio Alves; Liberdade, Juninho Toledo; Pouso Alto, Vicente Pereira; São Tomé das Letras, Tomé Alvarenga; Baependi, Douglas Souza; Minduri, Fernando Ferreira Rocha; Passa Quatro, Henrique Gonçalves; Itanhandu, Paulo Monteiro; e do secretário executivo da Amag, Davi Paiva Maciel.
Nos pronunciamentos, os prefeitos salientaram as ações da AMM e as ações do presidente Dr. Marcos, que está em Brasília trabalhando, ao lado da gestão da CNM, na mobilização municipalista para a redução da alíquota de pagamento da folha dos municípios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 20% para 8%.
Na avaliação do prefeito de São Lourenço e diretor da AMM na região Sul, Walter José Lessa, que representou o presidente da Associação e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, na abertura do evento, a união dos prefeitos fortaleceu Minas Gerais e a pauta municipalista. “Este ano, teremos três mineiros na diretoria da CNM. E, neste encontro, a AMM mostra a política de integração, com capacitação de gestores e servidores, de cada vez mais aproximar a nossa associação dos municípios de Minas Gerais.”
O prefeito de Caxambu, anfitrião do evento, ressaltou o quanto é importante a união dos prefeitos para trabalharem, juntos, contra a injustiça do Pacto Federativo, que concentra a maior parte dos recursos na União, sendo que os municípios é que atendem as demandas da população. “Com a nossa união, chegará um dia em que os municípios, nós, da base, teremos mais força do que aqueles que estão lá em cima.”
A importância das associações deu o tom ao discurso do prefeito de Alagoa e presidente da Amag, Juliano Diniz de Oliveira. “As últimas conquistas municipalistas reforçam os caixas das prefeituras e mostram como as associações são indispensáveis e nos deixam menos propensos ao reflexo desse Pacto Federativo tão desigual.”
Nos encontros, promovidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com as microrregionais, os consórcios e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os gestores e servidores municipais de cada localidade conhecerão mais sobre os serviços oferecidos pelas entidades, além de palestras com temas importantes para o fim de mandato, como condutas vedadas, Lei de Responsabilidade Fiscal e a importância do marketing digital a favor da gestão pública.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destaca a importância de levar essas iniciativas a conhecimento dos prefeitos mineiros. “Estes eventos fortalecem ainda mais o nosso compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, levando capacitação de qualidade aos gestores, servidores públicos e vereadores, com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, reforça o presidente da AMM.
Palestras
Dentro da programação do “AMM nas Micros” acontecem palestras técnicas com conteúdos específicos à região. Após a abertura solene, a representante da 1 Doc, Luiza Fonseca, falou sobre a digitalização e a tecnologia dos processos das prefeituras.
Na sequência, os serviços e produtos da AMM foram apresentados pelo coordenador da EGM, de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro. O consultor Ângelo Roncalli fez a palestra sobre a “Apresentação da CNM – pauta municipalista”, com dados econômicos e conquistas que impactam os municípios da região.
Para finalizar as apresentações técnicas, o coordenador-geral de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo, apresentou o Observatório AMM, quando salientou a eficácia da ferramenta e reforçou a riqueza dos serviços oferecidos como forma de auxiliar os gestores no dia a dia da gestão e no fechamento do mandato.
Para auxiliar os servidores das áreas de comunicação e jurídica, na programação do evento constaram três palestras especiais sobre “A importância do marketing digital a favor da gestão pública”, com a jornalista e diretora do Instituto de Pesquisas Sigdados, Raquel Vasconcelos; “Condutas vedadas – o que pode e o que não pode fazer no ano das eleições”, com o especialista em direito público e eleitoral Acácio Wilde; e “Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os limites no último ano de gestão”, com o especialista em direito público e eleitoral Jorge Cançado Neto.
AMM nas micros
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.
Dentro da programação do AMM nas Micros é oferecido, gratuitamente, um curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM) aos participantes, de acordo com a demanda de cada microrregional.
Nesta semana, a equipe do projeto estará também em Varginha (11/04).
Confira a cobertura completa dos eventos nas redes sociais da AMM: Instagram (aqui), Facebook (aqui) e Youtube (aqui).