Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Caravana AMM desembarca no Sul de Minas e reúne gestores em capacitações, debates e construção de propostas para fortalecer a região

Primeiro dia reuniu quase 200 pessoas, entre prefeitos, secretários e gestores municipais da região em capacitações, atendimentos técnicos e construção da Carta Municipalista

O primeiro dia da Caravana AMM no Sul de Minas reuniu mais de 190 participantes, entre prefeitos, secretários, servidores e demais gestores municipais em uma série de capacitações, atendimentos técnicos e na construção da Carta Municipalista da região. Realizado nesta terça-feira (25/11), o encontro transformou a cidade de Machado em um pólo de articulação e integração do municipalismo.

Com o lema “Ouvir para propor”, a iniciativa percorre as dez macrorregiões do estado levando qualificação, suporte técnico e diálogo direto com as administrações municipais. Nesta etapa, o foco esteve na elaboração da Carta Municipalista do Sul de Minas, documento que consolida prioridades e reivindicações que serão enviadas aos governos estadual e federal.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destacou o propósito da iniciativa.

“Estamos levando a AMM para o interior para que os municípios recebam nosso apoio e orientação. A Caravana se apoia em dois pilares: capacitação, com painéis e áreas técnicas, e a definição das prioridades regionais. Tudo isso em um cenário em que os municípios ficam com apenas 15% de tudo o que a população paga em impostos.”, destacou.

Durante a abertura, Falcão também comentou a ausência de diálogo com os municípios sobre a privatização da Copasa. “É essencial que as prefeituras sejam ouvidas. São elas que contratam a Copasa, então é mais do que justo participar de um processo tão decisivo para o estado. A AMM está pensando no futuro das cidades e na união como caminho para que Minas avance ainda mais”, afirmou.

Debates e atendimentos técnicos marcam o primeiro dia

A programação inicial foi dedicada à análise dos principais desafios enfrentados pelas administrações municipais sul-mineiras. Equipes técnicas da AMM ofereceram atendimentos nas áreas de Cultura, Esportes, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Educação e Captação de Recursos, auxiliando gestores na elaboração de projetos, esclarecimento de dúvidas e identificação de demandas urgentes.

Para o prefeito de Machado e primeiro secretário da AMM, Maycon Willian, a etapa regional fortalece a construção de soluções conjuntas.

“Muitas vezes, as prefeituras são as últimas a serem ouvidas. A Caravana da AMM é fundamental para unir os municípios, porque é na ponta que as demandas chegam e onde a população cobra resultados.”

Segundo dia abordará impactos da Reforma Tributária

A programação continua nesta quarta-feira (26/11) com o curso “Impactos da Reforma Tributária – Desafios e Soluções para a Tributação Municipal”, conduzido pelo especialista e diretor da Gestec Municipal, Marcílio Melo. Com oito horas de duração, o treinamento aprofunda a nova estrutura tributária do país e apresenta estratégias para aumentar eficiência, segurança jurídica e previsibilidade na arrecadação municipal.

Caravana já percorreu outras regiões de Minas

Antes de chegar ao Sul de Minas, a Caravana AMM passou por Divinópolis, no Centro-Oeste, e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, reunindo centenas de gestores e resultando na elaboração das respectivas Cartas Municipalistas. Os documentos englobam demandas em áreas como saúde, segurança pública, infraestrutura, finanças e desenvolvimento econômico.

A iniciativa conta com apoio das microrregionais municipalistas e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reforçando o compromisso de fortalecer a gestão pública, ampliar o diálogo e construir soluções alinhadas às necessidades locais.