Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, Campanha de vacinação nas escolas atenderá estudantes com até 15 anos, com vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Iniciativa prossegue até 25 de abril com o objetivo de vacinar 30 milhões de alunos da educação infantil ao ensino médio de 110 mil escolas. Para os maiores de 5 anos e menores de 15 anos, haverá também proteção contra meningite e HPV.

Neste ano, o Governo Federal conta com uma novidade: a Caderneta de Vacinação Digital. O documento permite aos familiares ou responsáveis monitorar todas as vacinas, conferir se está em dia com a imunização e acompanhar todas as informações das consultas e da saúde dos filhos. A ferramenta também alertará quando for o momento da criança tomar uma nova vacina ou uma dose de reforço.

Para fazer o download da caderneta, basta acessar o aplicativo Meu SUS Digital (clique aqui).

A iniciativa é do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na própria escola em que estudam ou serão levados até a Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis.

A campanha de vacinação é uma das temáticas da Semana Saúde na Escola, realizada anualmente pelos ministérios da Educação e da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola. Em 2025, o tema da semana é “Ampliar a Vacinação, Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios”. A iniciativa ocorre durante todo o ano de forma integrada pelas equipes das duas pastas e priorizará as seguintes temáticas:

  • verificação e atualização vacinal;
  • promoção da saúde mental e prevenção de violências;
  • promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva;
  • alimentação saudável e prevenção da obesidade;
  • promoção da cultura de paz e direitos humanos.

Estados e municípios

A Semana Saúde na Escola reforça a orientação de que os estados, municípios e o Distrito Federal estabeleçam, no âmbito das competências de cada um, referências técnicas de Educação; atenção primária em saúde e imunização; estratégias para apoiar o alcance das metas de vacinação no público infanto-juvenil; e a promoção de ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde, considerando suas realidades regionais e a diversidade cultural. A campanha reforça ainda a necessidade de os entes federados desenvolverem estratégias que garantam o direito à saúde, à vida e à proteção das crianças e adolescentes nas escolas.

Programa

Instituído pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.

Fonte: Ministério da Saúde/Gov.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR