A quinta edição do Seminário dos Estudantes de Economia e Relações Econômicas Internacionais, entre os dias 16 e 18 de maio, em Belo Horizonte, discutiu as oportunidades para moldar um futuro mais justo e próspero. Representante do presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, no evento, a assessora técnica de Economia da entidade, Angélica Ferreti, lembrou que o Corecon-MG tem desempenhado papel relevante na Associação Mineira de Municípios, especialmente na seleção dos melhores projetos no Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal.
“É com grande honra que represento o presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, neste importante seminário promovido pelo Corecon-MG. A política econômica nacional impacta diretamente os municípios mineiros. Questões como a distribuição de recursos, investimentos em infraestrutura e políticas de desenvolvimento regional são cruciais para o progresso de nossas cidades”, ressaltou a assessora.
O evento foi promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre os desafios do desenvolvimento nacional, valorizar a pluralidade teórica e metodológica da ciência econômica, e fortalecer a presença estudantil nos debates sobre políticas públicas, justiça social e soberania nacional.
A assessora de economia da AMM reforçou, ainda, que Minas Gerais possui rica trajetória no desenvolvimento econômico do Brasil. Desde o ciclo do ouro no século XVIII até a industrialização do século XX, o Estado sempre desempenhou papel fundamental na economia nacional. Atualmente, há novos desafios e oportunidades que exigem reflexão e ação conjunta.
“A AMM, sob a liderança do presidente Luís Eduardo Falcão, está comprometida em fortalecer o municipalismo e buscar soluções que atendam às necessidades locais. A atuação dos conselheiros do Corecon-MG tem contribuído, ao longo dos últimos três anos, para identificar e promover práticas exitosas entre os 853 municípios mineiros. Projetos vencedores são levados como referência a outras localidades, impulsionando a disseminação de boas práticas administrativas”, concluiu Angélica.

Foto: Breno Leandro (Sindecon), Stéfany Victória (Corecon Acadêmico), Lúcia Garcia (Cofecon), Carolina Batista (Corecon-MG), André Martins (Sindifisco BH), Angélica Ferreti (AMM) e Paula Cares (Unimontes)
Saiba mais sobre o evento aqui.