As dez melhores boas práticas na atenção à saúde materna e infantil no Estado receberam, no dia 3 de outubro, o Prêmio Mellyssa, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Aparecida de Ávila Costa Magalhães, representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, acompanhada da assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, no evento, quando recebeu uma placa de homenagem do Ministério Público do Estado de Minas Gerais pelas ações da entidade em prol da saúde da gestante e do bebê.
Foram mais de 70 projetos inscritos. As dez iniciativas vencedoras foram indicadas em live promovida pelas páginas do MPMG e do Projeto Mellyssa no Instagram.
O Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil, do MPMG tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar ações e medidas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil dos municípios de Minas Gerais.
Podem participar agentes públicos municipais, independentemente do vínculo que mantenham com o município, individual ou coletividade (co-autoria), que tenham participado da concepção ou da execução da boa prática inscrita. É admitida a inscrição de mais de uma boa prática por município, porém, cada autor poderá inscrever apenas uma boa prática.
As dez iniciativas premiadas foram:
*1º lugar: Pré-natal em domicílio: equidade e integralidade no acompanhamento de gestantes, neonatos e puérperas.
*2º: (Re)modelando a assistência à saúde: estratégias de atenção ao pré-natal, parto humanizado e nascimento.
*3º: Aplicativo de comunicação e agenda de consultas na UBS Padre Rafael de Paulo Lopes em Bambuí.
*4º: Grupos de gestante e redes de apoio: uma realidade para educação em saúde e fortalecimento do vínculo do trinômio mãe-pai-bebê.
*5º: Ambulatório de planejamento reprodutivo: promoção dos direitos sexuais e reprodutivos às mulheres.
*6º: Programa MariAnas: programa de acolhida de mulheres de Sete Lagoas que desejam entregar filhos recém-nascidos para adoção.
*7º: A importância do projeto de aleitamento materno exclusivo no SUS para a promoção da amamentação e prevenção da mortalidade neonatal: relato de experiência.
*8º: Ampliação do acesso ao diagnóstico da sífilis no pré-natal em Montes Claros.
*9º: Primeira infância em foco.
*10º: Grupo de gestantes; UBS Professor Aluízio Prata.
Além dos certificados e troféus entregues na cerimônia dessa terça-feira, as boas práticas serão contempladas da seguinte forma: inserção do relato de experiência das dez melhores práticas em e-book elaborado pela organização; participação dos autores das cinco melhores boas práticas em programas da TV MP em uma série sobre o tema: Enfrentamento à mortalidade materna e infantil em Minas Gerais; custeio de passagens e cinco diárias de dois autores, das três melhores boas práticas, para apresentação da boa prática em seminário internacional a ser realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.