A Associação Mineira de Municípios (AMM) sai na frente e aposta no principal pilar do século XXI, a sustentabilidade. O Governança 4.0 – Imersão com prefeitos eleitos, de 2/12 a 6/12, é o primeiro evento municipalista a calcular a pegada de carbono (quantidade de gases de efeito estufa emitidos) e compensar todas as emissões. Isso inclui o transporte dos participantes, a energia consumida, a produção de lixo e outros impactos ambientais.
E, afinal, como funciona o processo? “O processo de neutralização de carbono do evento envolve um cálculo detalhado da geração de gases do efeito estufa, por meio do inventário de emissões. Para compensar ou neutralizar a pegada de carbono, adquirimos e aposentamos créditos certificados, gerados a partir de projetos de redução de emissões. No caso do Governança 4.0, os créditos foram gerados a partir de projetos de redução de emissões em aterros sanitários, o que conecta ainda mais com a realidade dos municípios brasileiros”, detalha Rodrigo Carrijo, vice-presidente do CEBRAM.
“O enfrentamento à crise climática é um dos pilares da nossa gestão. Então, é com muita satisfação que organizamos um evento essencial para apoiar os prefeitos para conduzirem a gestão com planejamento e eficácia, inovando ao investir em iniciativas que mitigam os efeitos desses gases. Dessa forma, a AMM demonstra o compromisso da entidade com o trabalho contra as mudanças climáticas e inspira os municípios mineiros a seguirem o mesmo exemplo”, ressaltou o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
A imersão, promovida pela AMM, tem como objetivo preparar os novos administradores para os desafios dos mandatos, garantindo uma gestão moderna, eficiente e inovadora. Pelo menos 160 gestores municipais, que tomarão posse em 2025, participam do evento, no Tauá Resort & Convention, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Leia também:
“Gestão pública exige capacitação e seriedade porque é o CPF do prefeito que está em jogo”, diz presidente da AMM
Equipe de excelência e capacitação dos servidores públicos foram as dicas de ouro de palestras na imersão da AMM