O conselheiro fiscal da AMM e prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, representou o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na solenidade de lançamento do programa “1 Milhão de Oportunidades (1MiO) para o Futuro – Minas Gerais”, nesta terça-feira (22/08), com a presença do governador Romeu Zema e de lideranças empresariais e políticas, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se uniu a empresas, governos e organizações da sociedade civil na iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente. Por meio do 1MiO, lançado em outubro de 2020, mais de 30 mil adolescentes e jovens conseguiram oportunidades de aprendiz, estágio e emprego formal e mais de 104 mil participaram de cursos e trilhas formativas.
Em Minas Gerais, o programa conta com a parceria com o Unicef e as Secretarias de Estado de Educação (SEE), Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Econômico (Sede) para alcançar as metas traçadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
O público-alvo é formado por jovens estudantes e egressos dos cursos de formação profissional do Governo de Minas Gerais, de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade. Entre os beneficiados diretamente estão os cerca de 130 mil estudantes mineiros matriculados e egressos do Trilhas de Futuro, que oferta cursos técnicos, gratuitamente, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.
A parceria será por meio de apoio técnico, e não haverá repasse de recursos do poder público para a entidade, sendo realizado em duas fases. A primeira será o engajamento do setor privado e arranjos produtivos locais para a geração de oportunidades e a segunda é a mobilização de adolescentes e jovens para acessarem as oportunidades na plataforma. O Unicef vai disponibilizar técnicos qualificados para contribuir com momentos formativos, documentos orientadores, articulação com as comunidades e setores produtivos, além de disponibilizar cursos e plataformas.