AMM participa da entrega do selo Bora Vacinar para 286 municípios que alcançaram metas de vacinação

Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, foi lançado o selo Bora Vacinar, concedido conjuntamente pelo Ministério Público de Minas Gerais e pelo Governo de Minas Gerais, a 286 municípios do estado, divididos entre as categorias Ouro e Prata, que alcançaram as metas de vacinação de crianças entre 0 e dois anos de idade. Na ocasião, estavam presentes os prefeitos dos municípios contemplados com o selo, e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius foi representado pela prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso. O coordenador de Relações Institucionais da entidade, Ibiraty Martins, e a assessora do departamento de Saúde, Juliana Marinho também participaram do evento.

Os prefeitos receberam o reconhecimento das mãos do governador Romeu Zema, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e de autoridades das autarquias de Saúde do Estado e do governo federal. “Para nós, prefeitos e prefeitas, é importantíssimo receber esse selo Bora Vacinar, porque isso quer dizer que cumprimos as nossas metas. E é importante para os municípios, para as nossas crianças, terem esse comprometimento da administração municipal de vacinar todas elas. Isso é mais saúde, mais conforto para as famílias, trazendo mais saúde e segurança para os nossos munícipes”, destacou a prefeita Valquíria.

O objetivo da iniciativa é fomentar ações municipais de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, seja por meio da melhora dos resultados nos municípios que se encontrarem abaixo das metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde, bem como buscar alcançar níveis melhores de imunização nos demais municípios, contribuindo assim para a prevenção de doenças imunopreveníveis, evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

“Temos condições de fazer avanços expressivos com diálogo e conscientização, e é isso que os prefeitos presentes aqui hoje fizeram, merecem um reconhecimento,  pois salvaram vidas e evitaram sobrecarga no sistema de saúde. Precisamos fazer aquilo que está ao nosso alcance, e todos unidos, estado, municípios e também União, fazem com que a nossa força seja muito maior”, destacou Zema em sua fala. Um dos municípios que receberam o selo Prata foi Lambari, localizada no sul de Minas. O prefeito Marcelo Giovani de Sousa, que recebeu o Selo no evento, destacou a relevância de alcançar as metas de vacinação para a segurança das crianças que vivem no município. “Estou muito feliz por receber o selo que reconhece os municípios que cumpriram suas metas de vacinação. É muito importante que as crianças sejam assistidas pela administração municipal, e as vacinas protegem de diversas doenças que podem causar graves problemas”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR